Cerca de 60 empreendedores de Sento-Sé participaram na última quarta-feira (17), da oficina ‘Fontes de receitas e recursos principais na ferramenta canvas’, uma realização da Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria de Planejamento, e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A oficina integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo programa ‘Sento-Sé Desenvolvendo Empresas’ e teve como objetivo capacitar os participantes para estruturar melhor suas ideias de negócios, utilizando o método “Canvas”, ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos para empreendimentos novos ou já existentes.
“Levamos as oficinas para a sede e interior do município, no turno da manhã os empreendedores da comunidade de Riacho dos Paes receberam a oficina e a noite foi a vez dos empreendedores da sede”, explica o secretário de Planejamento, João Borges, destacando que as ações desenvolvidas pela gestão municipal “visam incentivar e qualificar os pequenos, médios e grandes empreendedores e assim impulsionar as atividades econômicas no município”, afirmou.
De acordo com o consultor credenciado do Sebrae, Rafael Costa, responsável pelas oficinas, a metodologia Canvas permite organizar mentalmente o negócio que se quer implantar. “A ideia é preencher um mapa visual com nove módulos, começando pela Proposta de Valor, que define qual necessidade o negócio pretende atender, e passando pela definição de atividades principais, parcerias, relacionamento com clientes, estrutura de custos e fontes de receitas”, explica .
Com o método, os empreendedores analisam hipóteses e podem definir melhor o que pretende fazer, inclusive avaliando a viabilidade da ideia. “Para o presidente da associação de moradores da localidade de Riacho dos Paes a oficina traz novas oportunidades. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendemos a ver como um bom modelo de negócios pode fazer uma empresa prosperar cada vez mais”, disse.