Operação Sílere realiza mais de 400 vistorias no fim de semana em Salvador

Durante o final de semana, a Operação Sílere recebeu 416 denúncias e realizou 403 vistorias em diversos pontos de Salvador. Realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e polícias Civil e Militar, a iniciativa que visa fiscalizar e combater a poluição sonora apreendeu oito equipamentos de som no período de sexta-feira (24) até o domingo (26).

De acordo com a gerente da Sedur, Márcia Cardim, tem havido uma diminuição nos números de denúncias aos finais de semana. Além disso, a atuação em parceria com os demais órgãos tem sido fundamental para o combate ao problema, já que a dinâmica da poluição sonora é rápida, com mudança dos locais onde a atividade acontece. 

“É importante que a população entenda que é necessário realizar a denúncia através do 156 e com o máximo de dados, para que possamos atuar com agilidade”, explica. Os bairros com maior incidência de denúncias foram Pituba, Fazenda Grande do Retiro, Mata Escura e Stella Maris.

Legislação – Pela lei municipal 5354/1998, a emissão de ruídos com níveis até 70 decibéis é permitida entre 7h e 22h. Após isso, precisa se restringir a até 60 decibéis. Caso ocorra o descumprimento, o valor da multa pode variar entre R$1.211,73 e R$201.788,90, além da apreensão do equipamento de som.

Aplicativo – As denúncias podem ser feitas por meio do serviço Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br , ou ainda pelo aplicativo Sonora Salvador. A ferramenta lançada pela Sedur permite também acompanhar o atendimento em tempo real, garantindo mais agilidade na prestação do serviço. O app pode ser baixado através do Play Store (Android) e, em breve, também será lançada a versão para iOS, no Apple Store.

Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms