Operação Volta às Aulas prossegue com orientações sobre trânsito nas escolas de Salvador

Dando continuidade à Operação Volta às Aulas, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza ações nas imediações das escolas da capital baiana. Promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), a iniciativa visa sensibilizar os pais para que respeitem a sinalização, os limites de velocidade e demais orientações para um trânsito seguro.

Ao buscar o filho mais novo na Escola Gurilândia, localizada no bairro da Federação, na última quarta-feira (9), a empresária Flávia Valente elogiou a iniciativa do órgão e o trabalho dos agentes na instituição. “É importante termos a Transalvador presente, não só para organizar o trânsito, mas para monitorar, acalmar quem está esperando e educar os condutores”.

O superintendente do órgão, Marcus Passos, revelou que, em uma semana de ação, foi percebida uma receptividade muito grande tanto dos estudantes e de pais e responsáveis, quanto dos representantes das unidades de ensino.

“Estamos chamando os gestores das escolas que são grandes geradoras de tráfego para conversarmos e encontrarmos soluções ainda mais eficazes para minimizar os transtornos no fluxo nos entornos desses colégios. Com a Operação Volta às Aulas estamos unindo fiscalização, ordenamento e conscientização, visando favorecer ainda mais a mobilidade e segurança viária na cidade”, explicou.

Para a gerente de Educação para o Trânsito, Mirian Bastos, o próximo passo será dado dentro da sala de aula. “Logo estaremos também trabalhando com as crianças e falando de novos valores e iniciativas, a exemplo das Zonas 30, que contribuem com a redução de acidentes. Hoje, somos a capital com menor índice de acidentes em áreas escolares e é o resultado deste trabalho”.

Legislação de trânsito – O agente de portaria Denilson Souza trabalha há um ano na Gurilândia. Acostumado a orientar pais e condutores na saída da instituição, ele também aprovou a Operação Volta às Aulas. “É muito bom porque educa mais as pessoas, que ficam mais conscientes e ligadas no trânsito. Os pais têm tido essa consciência, sempre procuram estar corretos também, o que ajuda no nosso trabalho”.

Na primeira semana das atividades, os agentes visitaram quatro instituições de ensino da capital, situadas nos bairros de Nazaré, Cabula e Garcia. Durante a operação são distribuídos panfletos e cartilhas com conteúdo educativo, além de distribuição de um mini talão de multas para as crianças, para que, de forma lúdica, elas possam alertar os adultos sobre as leis de trânsito.

Nas portas das unidades escolares, os agentes e técnicos da Transalvador orientam, ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla e evitar parar em cima da faixa de pedestres.

Até o final da próxima semana, a programação da Gedut inclui uma visita às escolas Nossa Senhora da Conceição, em Brotas; Anchieta, na Pituba; Integral, também na Pituba; Salesiano Dom Bosco, em São Marcos; Marista, em Patamares; Módulo, na Pituba; e Módulo Criarte, no Caminho das Árvores.

Foto_Jefferson_Peixoto_Secom_Pms