[Opinião] Discorde! Mas leia, por favor.

Por Pastor Teobaldo *

Ninguém aqui queira vencer algo destruindo ao outro, pois quem agir assim, já perdeu e não percebeu que isso já ocorreu.
Venceremos pela honra! Sou daqueles que ainda acredita nela. Eu acredito em valores, princípios e dignidade humana.

Por isso por onde tenho andado eu optei pela oposição a ações e jamais a ataques pessoais ou que desonram a família de ninguém. Há uma diferença significativa entre combater ideias e métodos ou combater pessoas. Quando combatemos pessoas para derrota-las e nós, para isso, nos unimos a outras, e algumas até bem parecidas com aquelas por sua biografia e modo anterior de atuar, poderemos nos complicar também com isso.

Precisamos ter um novo pensar e um novo olhar. Um que não se baseia em excluir ou matar reputações. Um que, de modo civilizado e intelectualmente superior, divirja no campo das ideias e do “modus operandi” por uma abordagem baseada em Ética e Respeito. E se não ao adversário, pelo menos àquele que é alvo do nosso discurso: O Povo! Também chamado Eleitor!

Eu sei que muitos não me lerão, ignorarão a este texto e alguns até o acharão ingênuo. Não me importo! Precisava dizê-lo, neste instante em que a Pre-campanha se acirra e eu já antevejo velhos padrões e equívocos de quem esquece que do outro lado há famílias, pessoas. E que lhes ferir, por considerar a disputa eleitoral “uma guerra a qual não poupa feridos”, é um erro. Isso porque amanhã o alvo poderá ser você. E reclamar de atos similares será incoerente, se o fez também.

Eu deixo aqui esta reflexão: Combata ideias às quais se oponha, sem machucar com isso a honra das famílias dos opositores. Adversários não são inimigos! São pessoas que veem a Política sob outro olhar e acredita também estarem certos. Lute com honra e terás honra! Esta é a minha “nova Política:” Honra e respeito, com dignidade!

*Teobaldo Pedro, Pastor e Pré-candidato a Prefeito de Juazeiro-BA em 2020.