[Opinião] É hora de humanizar ou nós fracassaremos na gestão.

Pastor Teobaldo Pedro.

Já faz mais de um ano que eu venho dialogando com diversos setores, propondo algo novo na ação da gestão, na elaboração e execução de projetos essenciais, para a Sede e Interior. E muitos ignoraram, pelo vício nos velhos modelos. Agora terão que se readaptarem ou eles falharão.

Venho tentando provar, por fatos e circunstâncias, que o modelo atual adotado por décadas em Juazeiro, sendo mantido seria como trocar seis por meia dúzia. Não vai mudar muita coisa aqui.

O que eu percebo e contemplo no horizonte é mais do mesmo que já há. Vejo só as mudanças de nomes, não de modelos de gestão e estruturas. E sendo bem sincero, eu penso que ou nós realizamos um Governo de impacto sócio-estrutural, com transparência e prioridades setoriais para nosso Município todo, interligado, ou estaremos perdidos no emaranhado do clientelismo. Algo já recorrente.

A Pandemia Covid-19 trará a todos nós graves problemas sociais, organizacionais e estruturais aos governos de todo o mundo. E por que com Juazeiro-BA seria diferente? A minha proposta é diferente por ser simples: É Humanizar para governar! Apenas assim venceremos a crise que virá.

E isso só nos será possível se houver um bom planejamento, transparente, com uma real e ampla participação popular e credibilidade nos gestores ou tudo fracassará, novamente. Mais que mudar, inovar ou renovar, – meros slogans – é hora de humanizar! Voltar às origens de quando o outro importava de verdade e tinha valor para cada um de nós. Somos um só!

*Teobaldo Pedro, Pastor e Pré-candidato a Prefeito de Juazeiro-BA em 2020.