[Opinião] Mercado de Capitais: Você já investiu na Bolsa de Valores

Por André Soares*

Toda vez que falamos em investir nosso dinheiro é sempre algo que geralmente causa um frio na barriga, fica sempre a pergunta no ar, será que estou fazendo o correto, que terei o retorno prometido, que não vou perder dinheiro? Isso fica ainda mais angustiante quando se fala em mercado de capitais e mais precisamente na Bolsa de Valores.

Investir na Bolsa de Valores, que é um mercado organizado no qual os investidores podem negociar ações de empresas e outros ativos financeiros, é um processo cujo início costuma gerar muitas dúvidas, principalmente para os indivíduos que se veem diante de seu primeiro contato com o mundo dos investimentos.

Para você compreender melhor como funciona esse processo, ela é responsável por possibilitar o encontro entre quem deseja vender seus ativos e quem quer comprá-los, por meio do seu sistema. Vou explicar melhor:

Em algum momento, as empresas precisam de recursos para financiar projetos de expansão de suas operações, realizar grandes investimentos e ganhar mais relevância no mercado.  Elas podem buscar esses recursos por meio de empréstimos e financiamentos, porém essa opção acaba gerando um custo muito alto. Dessa forma, a abertura de capital em uma bolsa de valores se torna muito mais atrativa. Esse processo faz da bolsa algo extremamente importante para qualquer país, pois o investimento nos negócios listados se reflete na geração de valor para a economia em sua totalidade.

Para um entendimento mais claro, imagine uma empresa que entrou na bolsa, com 1 milhão de ações custando R$ 15,00 cada uma. Logo, essa empresa vale R$ 15 milhões. Se você compra qualquer quantia de ações dessa empresa – por exemplo, 10 ações –, você não só está investindo seu dinheiro, mas também se tornando sócio da companhia.

Nesse momento, você deve estar se perguntar: como o investimento na bolsa de valores pode ajudar a atingir meus objetivos financeiros? Preciso ser milionário? Preciso acumular muitas informações? Antes de mais nada, vamos desconstruir duas ideias muito disseminadas pelas pessoas: “investir é só para os ricos”. Isso com certeza não é verdade. A realidade é que, a partir de um pequeno valor, você já pode começar a investir para o seu futuro. “precisa ter muito conhecimento para investir”. Isso não é necessário, pois o mundo dos investimentos pode ser menos complexo do que se imagina. Entender o básico, portanto, vai te ajudar a tomar ótimas decisões.

Portanto, a bolsa de valores é um ambiente muito acessível, o qual permite que pessoas com poucos recursos possam começar seus investimentos em negócios ótimos. Esse ambiente possibilita fazer aportes constantes para acumular patrimônio no longo prazo. Afinal, mesmo aportes pequenos podem acarretar somas maiores ao longo do tempo, tendo em vista o efeito dos juros compostos e com uma boa diversificação na sua carteira. Contudo, isso é assunto para um próximo bate-papo.

*André Soares, Administrador Público com MBA em Gestão de Negócios, MBA em Finanças Com Ênfase em Mercado de Capitais