Por José Gustavo*
O atletismo é um dos esportes presentes nos Jogos Olímpicos da era moderna desde o seu primeiro ano. Na primeira edição, apenas homens podiam disputar, com as mulheres competindo pela primeira vez somente em Amsterdã no ano de 1928.
Hoje, o atletismo nos Jogos Olímpicos inclui uma vasta gama de provas, divididas em corridas (de velocidade, meio-fundo, fundo, barreiras e revezamentos), saltos (em altura, com vara, em distância e triplo salto), lançamentos (peso, disco, dardo e martelo) e provas combinadas (decatlo e heptatlo).
O atletismo continua a ser um dos esportes mais populares e emocionantes das Olimpíadas, atraindo a atenção de milhões de espectadores em todo o mundo e servindo como palco para muitos dos momentos mais memoráveis e inspiradores do esporte.
Como esporte, a modalidade possui diversos benefícios à saúde. A corrida não é uma prática exclusiva ao alto rendimento ou para atletas de alta performance e profissionais, pois, quando praticada regularmente pelas pessoas em geral, direta ou indiretamente, contribuiu para diversos fatores benéficos ao corpo.
De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM, 2017), os componentes da aptidão física voltados para a saúde são a resistência cardiorrespiratória, a força e a resistência muscular. A corrida traz todos esses benefícios, sendo uma das atividades físicas mais praticadas pelas pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Dessa forma, ela melhora a saúde e o bem-estar geral dos praticantes.
Além dos aspectos associados à aptidão física, a prática regular contribui ainda para a melhoria da saúde mental, ao reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Isso ocorre pelo fato de a corrida aumentar os níveis de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos comprovam também que a corrida traz melhorias para o sono, pela alta liberação de hormônios, como a melatonina, que contribui para um sono mais reparador.
Por se tratar de uma atividade de alto impacto, é preciso tomar cuidados durante a prática, sendo o ideal, buscar orientação de um profissional de Educação Física, como também, se faz essencial estar em dia com os exames médicos de rotina. Para iniciantes, a sugestão é: comece com caminhadas e, aos poucos, se introduza pequenas corridas, sempre utilizando roupas confortáveis e calçados adequados.
Estabelecendo metas, criando um plano de treinos, incluir variações na prática, ter uma preparação antes e depois de cada atividade, com alimentação, hidratação e descanso, fará com que a corrida seja um excelente exercício cardiovascular, ajudando as pessoas a fortalecerem o coração e os vasos sanguíneos, aumentando a capacidade pulmonar e diminuir o risco de doenças cardíacas. A corrida ainda é uma ótima maneira de queimar calorias e ajudar no controle do peso corporal. Além de ser poderosa para o aumento da autoconfiança e a autoestima.
Portanto, acompanhe o atletismo nas Olimpíadas e mais, participe de corridas de rua ou treinos em grupo, faça disso uma oportunidade de socializar e fazer novas amizades com pessoas que compartilham interesses semelhantes. Aproveite o espírito olímpico para se inspirar nos atletas e dê o primeiro passo rumo à sua própria linha de chegada. Cada corrida é uma oportunidade de superar seus limites.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.
*José Gustavo, coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera
Foto: Acervo/ Atleta Mariana Cravo