Orquestra Caraípa lota Teatro Cidade do Saber em concerto de fim de ano em Camaçari

A plateia do Teatro Cidade do Saber (TCS) estava cheia de olhares atentos, emocionados e orgulhosos na noite desta quarta-feira (22/12), quando o concerto “Guarani – Uma odisseia brasileira” foi apresentado pela Orquestra Caraípa, formada pelo Conservatório de Música da Cidade do Saber. O espetáculo integrou a mostra de encerramento de 2022 dos cursos desenvolvidos nos equipamentos geridos pela Secretaria da Cultura (Secult), abordando o “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – A arte que cura e transforma”, tema anual da pasta.

Um dos espectadores foi o ator e cantor Ednei Porten, que foi prestigiar a Caraípa pela primeira vez. “Estou acompanhando a programação de encerramento, que fala sobre a arte moderna. Ter um repertório de músicas nacionais foi algo que me chamou a atenção”, afirmou.

Na apresentação, a sinfônica levou obras de compositores com influência na Semana de 1922. O conceito foi ainda baseado no romance de José de Alencar, intitulado “O Guarani”, o qual inspirou a composição musical de Antonio Carlos Gomes. Dentre as músicas que também integraram o programa, a orquestra tocou “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Bachiana nº.05”, de Heitor Villa-Lobos, “Chega de Saudade”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, e “As Rosas Não Falam”, de Cartola.

Para o maestro Saullo Guilhermo, foi uma alegria construir um repertório 100% nacional. “Agradeço à Secult por proporcionar este momento, colocando neste palco pérolas da música de Camaçari”, pontuou. Em gesto de agradecimento ao empenho da gestão, o maestro entregou um buquê de flores ao vice-prefeito, José Tude.

“Aqui representando o prefeito Elinaldo, parabenizo a todos os componentes desta orquestra, que deram um show. Desejo grande sucesso ao grupo e aproveito para, nesta noite, ainda desejar um feliz Natal e próspero ano novo a todas as famílias aqui presentes”, disse o vice-prefeito.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, também fez questão de prestigiar o espetáculo. “Hoje é um dia muito especial. Este concerto é o resultado de um trabalho de um ano inteiro, dedicado a tratar sobre a Semana de Arte Moderna, quando escritores, artistas plásticos, dentre outros, promoveram um questionamento sobre o porquê de não valorizarmos o que o Brasil tem de melhor. Atualmente, temos aqui vários talentos que perpetuam a riqueza da nossa cultura”, destacou.

Os jovens músicos da Caraípa são ainda orientados pelos arte-educadores Junior Santana, Marcos Café, Nicodemos Figueiredo, Danilo Brito, Lídia Fidel, Indira Dourado, Francisco Filho e Tiago Silva.

O evento foi aberto com a apresentação da Filarmônica 28 de Setembro, no foyer.

Mostra de encerramento Secult

A série de espetáculos da mostra de encerramento da Secult tem colocado no palco, elencos formados por alunos e professores expondo o resultado da dedicação durante os cursos de artes e esportes desenvolvidos na Cidade do Saber e na Pracinhas da Cultura. Além do Conservatório, aconteceram apresentações de balé clássico; danças contemporânea, do ventre e de salão; teatro; ginástica rítmica; e zumba.

A mostra será finalizada nesta quinta-feira (22/12), quando o Núcleo de Música da Cidade do Saber apresenta no TCS, às 18h, o show “100 Anos da Arte Moderna”. Guiados pelos professores Nino Bessa, Salatiel Meireles, Mizael Nogueira, Lucas Edielson e Nilma Carvalho, os educandos executarão um repertório que tem como linha do tempo, obras de Heitor Villa-Lobos, passando por vários artistas mais atuais, como Roberto Carlos, Tim Maia e Milton Nascimento, que deram continuidade ao processo da Arte Moderna. A retirada de ingressos pode ser feita no foyer do TCS sempre uma hora antes do início de cada espetáculo.

Foto: Leandro Silva