Oswaldinho anuncia o Pastor Cristiano Moreira para seu vice.Resolução da PGE, motivou a substituição do militar Nal Coutinho que segue apoiando chapa do MDB

O pastor evangélico Cristiano Moreira, substituiu o até então pré candidato a vice-prefeito de Oswaldinho, o 1⁰ Sargento da Polícia Militar da Bahia, Nal Coutinho de Monte Gordo.

A mudança aconteceu, após uma resolução da PGE- Procuradoria Geral do Estado, criar novos critérios, para a participação de policiais militares e bombeiros militares como candidatos nas eleições de 2024.

A medida que atingiu diretamente a candidatura de Nal Coutinho, versa sobre militares da reserva convocados, que é o caso de Coutinho.

O registro da candidatura de militares nessa condição, resultam em imediata exoneração, pois é considerado como pedido automático de dispensa da convocação.

No ofício encaminhado pela Coordenação Geral de Convocados da Polícia Militar da Bahia, para o comando do batalhão no qual Nal Coutinho está lotado, o documento informa: “O afastamento para fins eleitorais de policial militar da reserva remunerada convocado, será considerado como pedido de dispensa da corporação, nos termos do art. 18. § 9⁰ inciso I do Estado dos Policiais Militares do Estado da Bahia (EPM).”

Vale ressaltar que na consulta feita ao setor de recursos humanos da polícia militar, após receber o convite para ser candidato a vice na chapa do MDB de Camaçari nas eleições desse ano, a resposta do setor foi favorável à candidatura, sem perda da convocação.
Essa resolução da PGE é recente, e portanto, posterior ao anúncio de Nal Coutinho como vice na chapa.

Segue a transcrição da resposta do RH da PM-BA, à consulta feita por Não Coutinho à epoca, alguns meses atrás:
“Não há impedimento por causa da convocação de concorrer ao pleito eleitoral. Porém, deve solicitar suspensão temporária da convocação na sua OPM. Caso seja eleito, pede a dispensa da convocação por não poder assumir cargo público e ficar convocado.
Caso não seja eleito, se apresenta na OPM e envia ofício informando do retorno.”

Ou seja, Nal Coutinho perderia a condição e o posto de convocado. E servidor público abnegado e policial dedicado à sua profissão e à população que sempre foi, Nal optou por permanecer servindo o povo de Camaçari e da Bahia, na condição de militar convocado.

Nal Coutinho garante que seguirá engajado na campanha de Oswaldinho, mantém a agenda de visitas e reuniões, e estará presente na campanha do MDB de Camaçari, rumo à conquista do comando da prefeitura municipal.

Para Oswaldinho, a mudança veio pra somar: “Nal é um baluarte na nossa campanha e continuará nos ajudando. Cristiano é um amigo de longa data, pessoa da minha inteira confiança. Portanto não perdemos, ganhamos mais um importante apoio.
Cristiano seria candidato a vereador, e agora foi alçado ao posto de candidato a vice-prefeito.”

E continua: “A nossa campanha ganha muito, tendo Cristiano como meu companheiro de chapa.
O que poderia ser uma perda, com a saída de Nal, se tornou em soma e multiplicação, com Cristiano na vice.”

Além de Pastor Evangélico, Cristiano é Administrador e profissional na área de qualidade industrial.