Outubro Rosa: Kátia Oliveira alerta para necessidade de ampliar realização de exames devido à pandemia

Ela pontua que, com a pandemia da Covid-19, muitas mulheres podem ter deixado de realizar os exames regulares

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) alertou nesta terça-feira (19) para a necessidade de ampliar a realização de exames para identificar o câncer de mama, ao comentar sobre a campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A parlamentar aponta que, com a pandemia da Covid-19, muitas mulheres podem ter deixado de realizar os exames regulares por conta da necessidade do isolamento social e das próprias restrições médicas. 

“É preciso que as campanhas para conscientização e realização dos exames para o diagnóstico precoce sejam intensificadas pelo poder público. Devido às restrições impostas pela pandemia, muitas mulheres acabaram não realizando os exames. Agora, com o avanço da vacinação, a redução da curva de contágio e uma situação mais controlada do coronavírus, é preciso intensificar as ações de diagnóstico, pois sabemos que, quanto mais cedo a doença for identificada, maior é a chance de cura”, destacou. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, no ano passado, foram diagnosticados cerca de 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais. Ainda segundo o instituto, deste total, em torno de 8 mil casos tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. 

Este é o tipo de câncer que mais acomete a população feminina do país, com cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. É também o tipo de câncer que mais mata. “Justamente por estes dados, que são preocupantes, é que as autoridades precisam atentar para o risco de aumento da mortalidade caso ações de prevenção não sejam intensificadas”, disse a deputada.