Participantes da Bolsa de Turismo de Lisboa revelam interesse em visitar a Bahia

Após cinco dias de atividades, envolvendo 1,5 mil empresas da indústria de viagens do mundo todo, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) foi encerrada, no domingo (3), no Espaço Fil – Parque das Nações, na capital portuguesa. Quase 70 mil profissionais do setor e visitantes circularam pela feira.

O estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) esteve entre os mais procurados por pessoas de diversos países. Elas receberam informações sobre os atrativos das 13 zonas turísticas do estado e sua conectividade aérea com a Europa, partindo de Portugal, Espanha e Polônia. O órgão também ofereceu acarajé da quituteira baiana Carol, que possui dois restaurantes em Lisboa, chocolate da Costa do Cacau e cachaça da Chapada Diamantina, além da experiência da pintura corporal tribal.

“Fiquei emocionada, porque tenho identidade com a Bahia, na cor da pele, nas vestimentas típicas e no cacau que é produzido em meu país. Ainda vou visitar a terra de vocês”, relatou Nair da Costa, de São Tomé e Príncipe, na África Central.

Para o espanhol Juan Cortez, “descobrir que, além de belas praias, a Bahia possui tradições riquíssimas, é motivo de planejar uma viagem, e fiquei sabendo que tem voo direto de Madri para Salvador”.

“Os portugueses já convivem com muitos baianos, aqui em Lisboa, mas precisamos vivenciar de perto a cultura dos baianos, que a gente só conhece da TV”, sinalizou a portuguesa Matilde Dias.

Durante a feira, a Setur-BA manteve contato com operadoras e agências de viagens, companhias aéreas e redes hoteleiras, visando aumentar a participação da Bahia no mercado internacional do turismo. “A BTL é emblemática no mundo dos negócios turísticos. Este ano, participamos com um estande que mostrou a diversidade de segmentos que a Bahia oferece, com ênfase na Costa do Cacau e sua Estrada do Chocolate. Os encontros foram promissores. De Portugal, seguiremos para a Feira de Turismo de Berlim, na Alemanha, em mais uma ação promocional importante do Governo do Estado”, destacou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.