Pontífice não celebrou a Missa de Páscoa na praça, mas fez uma aparição na varanda neste domingo (20)
O Papa Francisco apareceu neste Domingo de Páscoa (20) para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro. Francisco acenou da varanda e pediu a um assessor que lesse seu discurso. Ele segue se recuperando de um quadro de pneumonia dupla.
O pontífice não celebrou a Missa de Páscoa na praça, delegando-a ao Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro. Mas, após o término da missa, o Papa apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.
Francisco apareceu em público apenas algumas vezes desde que retornou ao Vaticano em 23 de março, após uma internação de 38 dias. Ele não compareceu aos serviços solenes da Sexta-feira Santa e do Sábado Santo, que antecederam a Páscoa, mas era esperado que comparecesse no domingo, de acordo com o livreto da missa e os planos litúrgicos divulgados pelo Vaticano.
A caminho da basílica, Francisco encontrou-se brevemente em seu hotel com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, que estava passando a Páscoa em Roma com sua família. Fontes do Vaticano disseram que o encontro, que durou alguns minutos, foi uma oportunidade para trocar saudações pascais. Trata-se de uma aproximação entre a administração Trump e o Vaticano, depois de o Papa Francisco ter criticado repetidamente as duras medidas anti-imigração nos EUA.
Na mensagem de Páscoa, ele disse que a situação em Gaza era “dramática e deplorável”. O papa também pediu ao grupo militante palestino Hamas que libertasse os reféns restantes e condenou o que chamou de uma tendência “preocupante” de antissemitismo no mundo. “Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino”, dizia a mensagem.