O deputado federal Paulo Azi (União Brasil) foi indicado para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo investigar a manipulação de resultados em partidas de futebol no Brasil. O colegiado foi instalado nesta quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados e terá prazo de 120 dias para realizar as investigações.
A CPI foi instituída em meio a uma operação policial que apura um esquema de fraudes em competições de futebol no país. Azi destacou que este é um problema não apenas do Brasil, uma vez que diversos países do mundo têm registrado denúncias de quadrilhas que agem para manipular resultados.
“Aqui no nosso país, que tem no futebol uma das suas principais paixões, nós precisamos buscar uma resposta à sociedade. O país do futebol não pode conviver com as páginas diárias dos jornais trazendo como manchetes não o desempenho dos nossos times, mas infelizmente denúncias de jogadores que foram aliciados por quadrilhas especializadas na manipulação dos resultados”, afirmou.
O parlamentar destacou que é responsabilidade da CPI acompanhar as apurações que estão em curso no Ministério Público e fazer as devidas oitivas para ajudar nas investigações, de forma a identificar os responsáveis por trás “dessas organizações criminosas”. Ele também defendeu a necessidade de a CPI apresentar sugestões para a proposta de regulamentação das apostas no Brasil, que já é tema de uma Medida Provisória enviada ao Congresso pelo governo.
“Cabe à CPI propor ações que venham efetivamente combater esse problema que, infelizmente, aflige a todos aqueles que estão nessa cadeia produtiva importantíssima para o nosso país. Hoje, os jogos onlines são fundamentais para permitir que diversos clubes brasileiros tenham nesses jogos uma fonte de financiamento, fazendo com que eles possam se reerguer, diminuir as suas dívidas e buscar crescimento nas suas qualificações esportivas”, salientou.