Paulo Bomfim: “Até eles acertarem a mão Juazeiro ainda vai penar muito”; confira entrevista

Natural de Ipiaú, no sul do estado, Paulo Bomfim começou a trabalhar em Salvador como garçom. Graduado em Gestão Pública, iniciou na vida política em 2011 quando, através do ex-prefeito Isaac Carvalho, assumiu a Secretaria de Serviços Públicos do município. Em 2013 deixou a Sesp para assumir a Secretaria de Governo, ficando responsável pela articulação política da gestão de Isaac Carvalho. Em 2016, ainda no PC do B, foi eleito prefeito de Juazeiro com 46.183 votos (40,26%). Em 2020 não teve a mesma sorte. Foi derrotado nas urnas pela candidata do PSDB, Suzana Ramos, por uma diferença de 33.577 votos.

Em entrevista exclusiva ao Bahia Sem Fronteiras, Paulo falou sobre sua gestão à frente do município, seus próximos passos dentro da política e sobre o desejo e a possibilidade de voltar, já em 2024, à prefeitura de Juazeiro.

Confira:

Eleições 2020

Nós temos um projeto em curso, iniciado em 2009 até 2020. Foram doze anos consecutivos de muito trabalho. Juazeiro nunca tinha experimentado uma reeleição e o nosso projeto teve três eleições consecutivas e com isso conseguimos contribuir muito para o desenvolvimento dessa terra querida.

Em doze anos a gente acerta muito, mas também comete erros. No entanto, acho que o ponto principal para a não vitória foi o fato de a população querer experimentar uma nova gestão. E assim aconteceu. Estou muito tranquilo. Sei que isso faz parte do processo natural. Saio de cabeça erguida, porque fiz o meu melhor. Deixei Juazeiro como a cidade que mais gera emprego de carteira assinada no interior do Nordeste; deixei Juazeiro com o maior índice de saneamento entre as cidades do Nordeste; deixei Juazeiro com a cobertura de atenção básica de saúde de 98%. Para se ter um exemplo, em Salvador, esse número gira em torno de 42%. Deixei Juazeiro com a melhor educação da Bahia, entre com mais de 100 mil habitantes. Muito desenvolvimento aconteceu, porém, aconteceram alguns erros que a população não validou. Assim aconteceu a primeira derrota do nosso projeto político.

Projetos políticos

Agora é momento de reavaliar… Iniciei o ano cuidando da minha vida pessoal e comecei a assuntar de como a nova gestão iria se comportar. Então, nesses poucos meses em que deixei a prefeitura de Juazeiro, eu tenho feito algumas articulações. O ex-prefeito Isaac Carvalho, que é um parceiro e amigo, vai se candidatar para deputado estadual em 2022 e estou junto com ele nessa articulação. Vale lembrar que na eleição passada Isaac se candidatou a deputado federal e teve 100.549 votos.  Na política tudo pode acontecer, inclusive nada. Porém, agora, a vontade é de ficar nos bastidores. Estou sempre disponível para contribuir, caso necessite.

Articulações para 2022

Após conversar com o senador Jaques Wagner, juntamente com o governador Rui Costa, o presidente estadual do PT, Eden Valadares, e o presidente do PT em Juazeiro, Luis Felix, ficou decidido que eu vou encabeçar essa coordenação de campanha, do hoje senador e amanhã, se Deus permitir, governador novamente, Jaques Wagner, aqui na região. A Bahia hoje orgulha a todos nós por tudo aquilo que foi feito nas gestões de Wagner e Rui. A gente precisa dar continuidade e eu quero contribuir muito para que isso aconteça.

Foto: Reprodução

Como eu falei, eu sou “tarefeiro”. Posso ser candidato ou posso apoiar algum companheiro…Não tenho vaidade de “tem que ser eu”. Nosso time é muito forte, formado de pessoas que pensam a política, que pensam a gestão. Mas, também me coloco à disposição para que possamos discutir, juntamente com outros companheiros, o melhor nome para disputar e vencer novamente a eleição de 2024 em Juazeiro.

Avaliação dos 100 primeiros dias da nova gestão

Ainda é cedo para fazer avaliação sobre o novo governo… Só são três meses e poucos dias…Então, apesar de já terem se passado cem dias, que é o prazo político e que normalmente a população dá para que a gestão comece a caminhar, eu entendo que é muito cedo ainda. A prefeita Suzana e sua equipe ainda estão conhecendo a máquina. São mais de vinte que esse grupo político não governa nada.  Então, até eles acertarem a mão Juazeiro ainda vai penar muito. Mas, estou aqui e se puder contribuir como estou tentando. Agora mesmo solicitei ao governador a duplicação da BA-210, do contorno do Mercado do Produtor até o contorno de Sobradinho. Conversei com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e provavelmente ainda nesse mês de abril será assinada a ordem de serviço para início dessa obra. Dentre outras solicitações que fiz ao Governo do Estado. Não preciso estar na prefeitura para contribuir com o desenvolvimento de Juazeiro. Se por um acaso a prefeita Suzana não conseguir fazer o que ela prometeu para a população, e ela prometei muita coisa, eu vou estar ladeando e trabalhando junto com Rui Costa, Jaques Wagner. Otto Alencar, Ângelo Coronel e todos os nossos aliados para levarmos mais desenvolvimento para Juazeiro.

Candidaturas

Tenho acompanhado muito esse movimento político na cidade de Juazeiro que é um mundo de vaidades. Nesse meio nosso é preciso ter pé no chão e saber que cada um tem uma tarefa. Acho que a prefeita deve estar sabendo o que está fazendo ao lançar três ou quatro candidaturas a deputado estadual dentro do grupo dela. Do lado de cá, eu tenho o ex-prefeito Isaac Carvalho, do Partido dos Trabalhadores, e o combativo, guerreiro e forte deputado, Zó, que é a força do sertão. Vou jogar com Zó e com Isaac e assuntar o que vai acontecer do lado de lá. Vamos trabalhar para fortalecer os nossos para juntos fazermos com que a Bahia se desenvolva ainda mais e naturalmente retornar, em 2024, para a prefeitura de Juazeiro.

Temos também Diogo Coronel que é um deputado que abraça todo o Vale do São Francisco.  Do outro lado temos o deputado Adolfo Viana que já teve diversas oportunidades para contribuir com Juazeiro e até o momento eu não conheço nada feito por ele. Eu estava prefeito quando o então vereador Allan Jones me perguntou se eu recebesse uma emenda eu poderia contribuir com um posto de saúde no distrito de Juremal. Eu sinalizei a ele que sim. Política a parte, a gente quer o bem do povo de Juazeiro. Chegou uma emenda de R$300 mil e eu fiquei surpreso em saber que foi do deputado Adolfo Viana que já foi votado em Juazeiro por diversas eleições. R$300 mil, como todo respeito, ajudou a contribuir, mas é muito pouco para quem já usufruiu muito dos votos de Juazeiro. Espero que a população saiba avaliar.