Através de um Indicação apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) sugeriu ao prefeito Bruno Reis a implementação dos corredores de faixas azuis para motos em Salvador, a exemplo da Zona Sul em São Paulo.
Na proposição, o parlamentar informa que a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego, concluiu a implantação da faixa azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, e que o projeto piloto entrou em operação no mês de janeiro deste ano, com todos os elementos de sinalização horizontal e vertical previstos, bem como as demais medidas de educação e acompanhamento da sua utilização.
Pelos resultados positivos observados já no primeiro mês, Paulo Câmara ressalta a importância dessa medida em Salvador, visando preservar vidas. “O projeto tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motos, além de pacificar e humanizar o trânsito, como já pode ser visto nesse projeto piloto na capital paulista, onde não foi registrado nenhum acidente com vítima grave e óbito envolvendo motocicletas no local da faixa”, destacou.
Além disso, justifica Câmara, a fluidez do trânsito apresentou melhora, com diminuição de 10% na lentidão, uma vez que 86% dos motociclistas aderiram à medida.
A demarcação da faixa considera o espaço usualmente já utilizado pelos motociclistas, não alterando a dinâmica previamente existente, uma vez que a faixa não é exclusiva para motocicletas e sua utilização não é obrigatória.