Após o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, rotular a prefeitura como “pongueira” em relação ao Carnaval no Centro Histórico, o secretário municipal de Cultura, Pedro Tourinho, utilizou as redes sociais para rebater as críticas.
Em sua declaração, Tourinho destacou que o Centro Histórico de Salvador vai além do Largo do Pelourinho, evidenciando a existência do circuito de Carnaval Batatinha, responsabilidade da gestão municipal.
“Quem é de fora pode não saber, mas o Centro Histórico é maior do que o Largo do Pelourinho, e existe um circuito de Carnaval dedicado a ele, que é o Batatinha”, afirmou.
O secretário ressaltou o envolvimento da Prefeitura na folia, mencionando a contratação direta ou apoio a centenas de atrações que se apresentaram no Centro Histórico durante o Carnaval, tanto em cortejos nas ruas do Pelourinho quanto nos seis palcos promovidos no circuito.
Tourinho também enfatizou as responsabilidades da Prefeitura em relação ao evento, incluindo o ordenamento do desfile, a limpeza pública antes, durante e depois, o reforço na iluminação, o atendimento de saúde, a defesa civil, a organização do trânsito e o controle de ambulantes. Ele ressaltou ainda a parceria consolidada entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar para garantir a segurança no Centro Histórico.
“Eventos no Centro Histórico demandam cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à superlotação. É preciso dosar o tamanho das atrações ao espaço para garantir a segurança dos foliões, a experiência das famílias que frequentam com tranquilidade o carnaval do centro e também a segurança do patrimônio histórico”, concluiu Tourinho.