“Sensibilidade e compromisso social”, reforça vereador no Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Diante do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado na sexta-feira (2), o vereador Emerson Penalva (Podemos), reforçou a importância de ações voltadas para conscientizar a população mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Dentre essas ações estão as indicações já protocoladas pelo edil. O vereador indicou ao prefeito Bruno Reis a implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA, a Ciptea, já que esse segmento da sociedade sofre dificuldade de acesso gratuito em espaços públicos e privados.
O documento será uma identificação padrão, com a inclusão de ícones informando a condição especial do portador. A carteira é acompanhada por um crachá descritivo, que informa o código internacional da doença (CID) do identificado e também pode conter dados como a indicação de alergias, a utilização de medicamentos de uso contínuo e um número de telefone de contato.
“É mais uma ação de sensibilidade e comprometimento social com esse público que, infelizmente, ainda sofre preconceito”, declarou o vereador.
Outra proposta de Penalva é a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autista na fase 1 da vacinação contra a Covid-19, pois pessoas autistas, independentemente do nível de suporte, possuem dificuldades em usar máscaras e até mesmo de seguir as medidas protetivas.
“Para além disso, se uma pessoa autista for internada por Covid-19, necessita de um acompanhante nesse local, um ambiente, muitas vezes, estressante e que pode, inclusive, agravar a situação dela”, diz.