PGE obtém recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade da Procuradoria Geral do Estado (SGQ-DG/PGE) recebeu a recertificação na norma ABNT NBR ISO 9001:2015. A recertificação foi concedida no dia 18 de março pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), após deliberação de um comitê interno com base na recomendação dos auditores externos Francisco Haroldo Silva Gonçalves e Ana Célia de Oliveira Rezende.

Para a recertificação, nos últimos dias 10 e 11 de março, foi realizada auditoria externa no Sistema de Gestão da Qualidade, implantado no âmbito da área de sustentação da Procuradoria Geral do Estado. A auditoria contemplou o seguinte escopo: CDA (Recepção, Expedição, Protocolo, Triagem, Distribuição e Digitalização de Documentos e Atendimento ao Público; CMP (Gestão de Estoque de Material); CTRAN (Gestão de Transportes e da Frota); CRH (Gestão de Recursos Humanos); CTIC (Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação).

A auditoria externa teve como objetivo avaliar se o SGQ-DG/PGE estava atendendo aos requisitos da norma ISO 9001:2015. A organização é avaliada anualmente pelo organismo certificador durante a auditoria de supervisão (para a manutenção do certificado). Porém, a cada três anos, como aconteceu nos dias 10 e 11, realiza-se a auditoria de recertificação, iniciando um novo ciclo de validade do certificado. Como em 2020, em razão da pandemia, não foi possível realizar a auditoria externa, no ano vigente, excepcionalmente, o sistema passará por duas auditorias externas, sendo a primeira de recertificação e a outra de supervisão.

A auditoria foi realizada de forma sistêmica e amostral, com base no programa de auditoria, mediante análise de documentos e entrevista remota (ferramenta Teams), visando manter as medidas de segurança da equipe técnica. Foram disponibilizados todos os documentos e registros solicitados pelos auditores, bem como esclarecidos questionamentos relacionados ao sistema.

Na reunião de encerramento, os auditores externos, Francisco Haroldo Silva Gonçalves e Ana Célia de Oliveira Rezende, informaram que não foram encontradas não conformidades e concluíram que o “SGQ-DG/PGE, baseado na Norma ABNT NBR ISO 9001:2015, está disseminado e implantado nas áreas e nos processos organizacionais que foram auditados. Durante a pandemia no ano de 2020, o SGQ se manteve coeso, não havendo quebra na sua gestão, deste modo, recomenda a sua recertificação”.

Além disso, os auditores destacaram alguns pontos fortes observados no sistema: comprometimento e motivação da Alta Direção e colaboradores; medição e o monitoramento da pesquisa de satisfação dos clientes internos; sistemática no desdobramento das ações oriundas das reuniões de análise crítica e das pesquisas de satisfação; processo de melhoria contínua; planejamento de ampliação do SGQ para outros escopos.

Na oportunidade, o Diretor Geral, Cícero de Andrade Rocha Filho, agradeceu à equipe pelo envolvimento e compromisso com o sistema. E ressaltou o agradecimento ao Ibametro que, não obstante a independência técnica, mantém a parceria com a PGE desde a implantação do sistema em 2017.

A auditoria externa é uma oportunidade para promover melhoria contínua do sistema e de seus respectivos processos, gerando discussões gerenciais com base nos apontamentos dos profissionais auditores. O diagnóstico e análise de pontos de melhoria geram ações e projetos que se refletem no aumento da satisfação dos clientes atendidos pelo sistema da qualidade.

Fonte/Foto: Ascom/PGE