Pix da Caixa fica fora do ar e usuários reclamam

Clientes da Caixa Econômica Federal que tentaram fazer um Pix na manhã desta sexta-feira (1º) pelo aplicativo ou site do banco não conseguiram realizar a transação. A falha que afetou os usuários foram motivo de queixas nas redes sociais.

As reclamações começaram às 10h, segundo o site Downdetector, e atingiram um pico às 11h. No entanto, mesmo após o meio-dia, o problema persistia.

Em nota, a Caixa afirmou que houve instabilidade no sistema pela manhã, mas que a falha já havia sido resolvida. “A Caixa informa que o acesso aos sistemas do banco apresentou indisponibilidade no final da manhã e, no momento, opera dentro na normalidade”, diz o texto.

No X, antigo Twitter, usuários reclamaram da impossibilidade de fazer transações, especialmente por ser o primeiro dia útil do mês.

O Pix é um meio de pagamento e/ou transferência instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, que começou a funcionar no Brasil em 2020. Em dezembro e 2022, liderava os meios de pagamento, com mais de 100 milhões de transações em um único dia.

A modalidade pode ser utilizada em qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Além das transações imediatas, também é possível usar o Pix para fazer pagamentos automáticos via QR Code, pagar contas com data de vencimento, agendar transações e até sacar dinheiro.

Cristiane Gercina, Folhapress