Por indicação do Deputado Júnior Muniz, Sessão Especial irá comemorar os 50 anos do Tribuna da Bahia

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia prestará homenagem ao jornal Tribuna da Bahia pelos 50 anos de fundação, comemorado em 21 de outubro de 2019. Por indicação do Deputado Júnior Muniz (PP), a sessão especial será realizada no dia 06 de novembro, às 9:30h, no plenário da casa legislativa. Para Muniz, uma jornada de luta e muito trabalho deste importante veículo que informa, conta e faz parte da história da Bahia merece ser comemorada. “Desde que se fundou, o Tribuna da Bahia se consolidou como um periódico de credibilidade, com editorial independente, que informa com respeito aos seus leitores. Mesmo sofrendo persignações políticas, crises econômicas, lutou, resistiu, se atualizou com a chegada da internet e as mudanças tecnológicas e se mantém até hoje como um veículo referência do Estado. Somos todos orgulhosos por cada aniversário do nosso Tribuna da Bahia”, memorou o parlamentar.
Hoje sob a presidencia de Walter Pinheiro, tendo Marcelo Sacramento como vice presidente e Paulo Roberto Sampaio diretor de redação , a idealização do Tribuna da Bahia foi do empresário Helmano Silveira Castro, numa atitude ousada e corajosa, em um período em que o país vivia o endurecimento da ditadura militar, em plena vigência do AI-5, ápice do cerceamento à liberdade de expressão. Mesmo em meio a este momento truculento e autoritário, o jornal se estabeleceu e, em pouco tempo, se tornou um dos mais lidos pelos baianos.
Seu primeiro exemplar foi em 21 de outubro de 1969, e chamou a atenção pelo moderno conceito gráfico, sendo o primeiro veículo impresso da Bahia a utilizar o sistema off-set, com impressões coloridas, e pondo fim ao linotipo. De conteúdo ousado, o Tribuna da Bahia inovou também com o jornalismo, sob a coordenação do jornalista Joaquim Quintino de Carvalho, usou linguagem mais direta, com cunho de enfrentamento e contraponto à ditadura militar, revolucionando a imprensa da época.
O Tribuna da Bahia ficou conhecido nacionalmente por lançar o primeiro Manual de Redação do país e, na sua própria redação, a Escola de Jornalismo TB, o que, orgulhosamente, tornou o jornal ainda mais famoso. Importantes nomes passaram pela sua redação, tais como: Cid Teixeira, Sérgio Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Milton Caires, Grant Mariano, Raimundo Lima, João Santana, Bob Fernandes, Antônio Risério, Marcelo Cordeiro, Carlos Libório, Luiz Augusto de Almeida Gomes, Tasso Franco, além do empresário Joaci Góes, que dirigiu o jornal, e Luiz Holanda.
O deputado Junior Muniz justifica a sua indicação pela Sessão Especial à Tribuna da Bahia diante da sua história de lutas e trabalhos ininterruptos de uma toda equipe de redatores, repórteres e demais profissionais. “vocês merecem todo reconhecimento e parabéns pelos seus 50 anos de existência transformadora. Somos todos aplausos ao Tribuna da Bahia”, salientou o deputando proponente.