A praia de Guarajuba, localizada no Litoral Norte, recebeu na última sexta-feira, 20, o certificado internacional Bandeira Azul. O programa, credenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unesco, tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade – banho e práticas esportivas – das águas e das praias em torno do mundo. A iniciativa é da Associação dos Condomínios (ASCON) apoio da Secretaria de Turismo de Camaçari e do Ministério Público de Camaçari, através do promotor Luciano Pitta.
Com o selo, uma iniciativa da Associação dos moradores de Guarajuba, a praia passa a ser considerada, de maneira oficial, uma das melhores áreas para os banhistas. Para conseguir a aprovação, a localidade precisa satisfazer todas as 34 exigências, divididas em quatro blocos. Já o certificado precisa ser renovado anualmente.
No Brasil, 13 praias possuíam a premiação (confira a lista abaixo). No ano passado, a praia de Jurerê, em Santa Catarina, conquistou o certificado e, posteriormente, conseguiu renovar nesta temporada. Além desta, a praia do Torto, em São Paulo, também ganhou o selo.
De acordo com o projeto, a perspectiva a longo prazo é de que dentro de algum tempo não haja mais a necessidade desta avaliação, uma vez que todas as localidades, brasileiras e internacionais devam cumprir esses requisitos de maneira ‘espontânea e natural’.
PRAIAS APROVADAS
Praia do Tombo, Guarujá – SP Prainha, Rio de Janeiro – RJPraia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BAPraia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SCPraia Grande, Governador Celso Ramos – SCPraia do Peró, Cabo Frio – RJPraia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SCPraia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SCPraia de Piçarras, Balneário Piçarras – SCPraia de Guarajuba, Camaçari – BAPraia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SCPraia de Mariscal, Bombinhas – SCPraia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CEPraia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC
Fonte: A TARDE