Aumento das cotações internacionais e baixa disponibilidade da pluma no mercado spot têm influenciado o mercado brasileiro
Os preços do algodão vem subindo nos últimos dias, de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A referência medida pela instituição renovou o recorde em termons nominais e, na terça-feira (19/1), fechou a R$ 6,9373 por libra-peso. Entre os dias 11 e 18 de janeiro, a alta é de 3,65%. No acumulado do mês de janeiro até do dia 18, a valorização é de 8,25%.
De acordo com os pesquisadores, os valores têm sido influenciadospelas cotações internacionais, também em alta, além do baixo volume de pluma no mercado disponível (spot). “O mês de janeiro é sazonalmente de preços acima da média anual, devido à maior presença compradora para renovar estoques depois do recesso de fim de ano. Atualmente, indústrias estão preocupadas com o repasse dos preços da matéria-prima, ao passo que as vendas estão enfraquecidas”, ressaltam os pesquisadores, em nota, nesta quarta-feira (19/1).
Ainda de acordo com o Cepea, as negociações têm sido “acirradas” nos últimos dias, com vendedores mantendo-se firmes nos preços pedidos e compradores com necessidades mais imediatas de produto tendo que ceder aos pedidos em muitos casos.
Fonte:Revista Globo Rural /Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo