Além de Liberdade, Lobato, Bonfim e Plataforma, já em vigor, mais dois bairros vão receber as ações regionalizadas da Prefeitura para combate ao coronavírus em Salvador, devido ao alto número de casos apresentados e o relaxamento no isolamento social: Brotas e Cosme de Farias. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto em coletiva virtual ocorrida nesta quarta-feira (20). Na ocasião, também foi informado o balanço das medidas na Pituba, cujo período de ações mais restritivas termina hoje (20).
As medidas nessas duas novas localidades serão iniciadas a partir de sexta-feira (22) e terão validade por sete dias. Os dois bairros foram escolhidos por apresentarem números preocupantes: neste mês de maio, Brotas teve 75 casos positivos para Covid-19, enquanto Cosme de Farias registrou 35. Apenas os últimos sete dias, foram 15 novos casos confirmados para cada um destes locais.
Assim como nos demais bairros com medidas regionalizadas, todo o comércio formal e informal deverá estar fechado. A exceção é aplicada a supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clínicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.
As medidas de proteção à vida vão englobar testes rápidos para detectar pessoas com a Covid-19, distribuição de máscaras, entrega de cestas básicas a ambulantes e feirantes, combate ao mosquito Aedes Aegypti, higienização de vias e o projeto Cras Itinerante. Não haverá restrição no tráfego de veículos nessas localidades.
O prefeito explicou que as ações mais restritas nos bairros têm dado certo e visam diminuir a velocidade da transmissão dos casos, oferecendo também suporte às pessoas mais necessitadas nas localidades. Durante a coletiva, ele deu uma boa notícia: a taxa de transmissão do novo coronavírus na capital baiana caiu para 5,7% ontem, o que é um efeito direto dessas medidas adotadas pelo município.
“Pela primeira vez, registramos um índice abaixo dos 6%, para que a gente tenha um pouco mais de conforto, principalmente na redução da velocidade do número de casos e ocupação dos leitos clínicos e de UTI na cidade. Isso mostra que as medidas realizadas nas regiões começam a surtir efeito”, destacou.
Balanço – Na Pituba, durante os sete dias de medidas, que terminam hoje (20), foram realizados 480 testes rápidos, com a identificação de 45 casos positivos. A Prefeitura promoveu, ainda, a distribuição de 4.388 máscaras, 113 aferições de temperatura, 26 abordagens a pessoas em situação de rua e quatro acolhimentos e higienização de 142 vias.
O comércio na Pituba deve, a partir desta quinta (21), deve seguir as regras que valem para toda a cidade e que estão em vigor até o dia 6 de junho, a exemplo do uso obrigatório de máscaras para trabalhadores e clientes, disponibilização de álcool em gel 70%, higienização dos ambientes e distância mínima de 2 metros entre as pessoas. No caso das lojas acima de 200 metros quadrados autorizadas a funcionar, só será permitida a presença de uma pessoa a cada 9 metros quadrados.
“Consideramos o resultado das ações na Pituba bastante positivo, porque já não figura mais entre os bairros que apresentam grande número de casos. Ontem mesmo, foi registrado apenas um novo caso confirmado. É claro que a redução só deve aparecer de fato nas próximas duas semanas, mas a expectativa é de que os números continuem baixos”, afirmou ACM Neto.
Testes rápidos – Na coletiva, o prefeito também anunciou a chegada de mais 35 mil testes rápidos, que serão aplicados também nos trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Disse ainda que a gestão vai continuar no processo de aquisição de mais unidades para ampliar os locais e testagem da população. Os testes rápidos, segundo o gestor, têm sido uma das formas mais eficientes que contribuem para a redução da curva de transmissão da Covid-19.
Sobre uma possível mudança na forma de testagem, ACM Neto ressaltou que o modelo adotado até o momento pela Prefeitura vai permanecer o mesmo. “Resolvemos manter o modelo já adotado de testagem, por entender que a situação da fila registrada na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, foi uma situação pontual e que, agora, teremos seis pontos de testagem em regiões diferentes da cidade, além das blitze que estão sendo realizadas”, completou.