O encerramento do Projeto Escola de Verão 2023, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) na tarde desta terça-feira (31/1), na Cidade do Saber, contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e da secretária de Educação, Neurilene Martins, que testemunharam os resultados obtidos com as ações de recomposição das aprendizagens realizadas durante o mês de janeiro. O evento também reuniu estudantes e suas famílias, para quem o governo municipal apresentou o Kit Escolar Volta às Aulas do Ano Letivo 2023.
O ambiente ganhou ares de galeria de arte, com exposição de peças artesanais e até obras literárias produzidas pelos alunos, que também apresentaram musicais e peça teatral inspirada no clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare. O prefeito Elinaldo parabenizou os estudantes e todos os profissionais envolvidos na iniciativa. “Esse é um programa criado para fortalecer o ensino em nossa cidade e estou muito feliz com os frutos desse trabalho. Esse evento nos mostra que os nossos alunos produziram e aprenderam muito”, avaliou.
A secretária Neurilene Martins, ao discursar, exaltou a essência do Projeto Escola de Verão, que é garantir equidade e justiça educacional para todos os estudantes. “Estamos encerrando esta segunda edição de forma muito satisfatória, emocionante e histórica. Foram mais de 1.200 estudantes reinventando a vida, descobrindo novas habilidades, avançando em conhecimento e agregando experiências inesquecíveis, através de um contato intenso com a literatura, com aulas de Educação Física e Inglês. O mais gratificante é ver que eles concluem essa etapa seguros de que sempre podem aprender mais”, declarou.
Os familiares presentes também ficaram encantados com tudo que viram. Roseli Correia, 41 anos, mãe da estudante Rafaela Castro, de 10, elogiou o projeto. “Eu gostei muito e a minha filha mais ainda. Tanto que ela já me falou que não queria que acabasse. Durante esses dias ela melhorou a leitura e está motivada a continuar aprendendo e aperfeiçoando”, afirmou. A estudante Thainá Rodrigues, 14 anos, falou com alegria das experiências adquiridas neste período. “Foi muito divertido e aprendi bastante. Fiz novas amizades e conheci professores muito legais. Minha atividade favorita foi fazer a nossa própria versão do livro Romeu e Julieta. Amei escrever e desenhar”, contou.
Além da presença do prefeito Elinaldo, da secretária Neurilene Martins, de estudantes e familiares, o evento também foi prestigiado por representantes do Legislativo e de outras secretarias municipais, bem como de órgãos que compõem a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente, professores e equipes técnicas da Seduc, entre outras autoridades e personalidades públicas.
Foto: Jean Victor