Uma série de pautas, incluindo o planejamento para o 2º semestre, foram tratadas em reunião de alinhamento entre o prefeito Elinaldo Araújo, secretários e vereadores, nesta quinta-feira (19/5). Na oportunidade, foram discutidos temas como a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2023, o andamento do Sesau Fila Zero e a execução dos trabalhos da Secretaria da Mulher (Semu).
Aos presentes, o gestor municipal destacou a importância do diálogo permanente com o legislativo, “um não anda sem o outro, por isso, é necessário ter esses encontros para apresentar as nossas propostas e ouvir as demandas. Em uma cidade, quando as ideias estão alinhadas, quem sai ganhando é a população”, afirmou.
Sobre a LDO 2023, foi destacado que, conforme a legislação exige, o Projeto de Lei (PL) já está na Câmara de Vereadores, desde a última sexta-feira (13/5). Elinaldo lembrou a importância do documento para a continuidade das ações da Prefeitura de Camaçari e pediu que os vereadores analisassem com o cuidado merecido.
Os avanços do Sesau Fila Zero, que tem a meta de zerar a fila de espera acumulada durante o período de setembro de 2019 e agosto de 2021, também foram pontuadas. A partir do próximo mês, iniciará a realização de cirurgias eletivas pediátricas, com mais de 25 subespecialidades contempladas. E, no período entre 10 de janeiro e 18 de maio a ação já realizou 70.785 procedimentos, entre consultas e exames pré-operatórios e consultas e exames agendados, além de 621 cirurgias eletivas e 181 escleroterapias com espuma densa no tratamento de varizes.
Com a implantação da Semu, a meta da gestão municipal é fortalecer o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade em Camaçari, com potencialização de investimentos e ações no atendimento. A estrutura da pasta conta com salas de acolhimento multiprofissional, de acompanhamento psicológico, jurídico, assistente social, brinquedoteca, espaço para cursos de empoderamento financeiro, sala de espera para aguardar a prestação dos serviços ofertados pela pasta, além de outros cômodos idealizados especialmente para promover proteção para as mulheres que serão atendidas diariamente.
Foto: Tiago Pacheco