Prefeito Elinaldo trata sobre instalação da Goldwind em Camaçari

Para tratar sobre a instalação da fábrica de aerogeradores Goldwind Science & Technology – multinacional chinesa fabricante de turbinas eólicas – em Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo recebeu representantes da empresa nesta terça-feira (16/4).

De acordo com os executivos, a previsão inicial é de investir R$ 150 milhões, e de gerar de 100 a 150 empregos, além da atração de outras empresas. O secretário da Fazenda (Sefaz), Joaquim Bahia, pasta que intermediou a reunião, falou que a empresa deseja implantar a fábrica onde antes estava instalada a General Electric Renewable Energy (GE).

“Eles vieram se apresentar ao município, expor os planos e projetos, e conhecer o prefeito Elinaldo”. O gestor municipal se mostrou satisfeito com a promissora chegada da Goldwind em Camaçari. “Vamos dar celeridade, no que compete ao município para a instalação da fábrica, que vai assumir a planta da GE, além de manter os serviços e os trabalhadores”, afirmou o prefeito Elinaldo, ao falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), que atua como parceiro na intermediação da contratação de mão de obra especializada e local.

O vice-presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga, disse que esta será a primeira fábrica da multinacional fora da China.

“Então, houve uma disputa com diversos países e nós conseguimos trazer para Camaçari. A expectativa é iniciar as atividades de maneira rápida e a nossa perspectiva é produzir aqui a maior turbina já feita no Brasil em termos de potência, que vai de 7,5 megawatts (mw) até 8,3. Ainda não foi fabricada nenhuma turbina desse porte no Hemisfério Sul do globo terrestre”.

A empresa já entrou com a documentação necessária para participar e ter os benefícios fiscais do Invista em Camaçari – programa municipal de atração, manutenção e ampliação de investimentos para o desenvolvimento do município – e a Sefaz já está trabalhando para dar celeridade à implantação da fábrica. Com a chegada da Goldwind, a expectativa é que mais empresas se instalem no município para fornecer material, tanto da China quanto de cidades da Região Sudeste do país. O objetivo é fornecer para o mercado brasileiro e fazer um programa de exportação para a América do Norte e Europa. Com o processo finalizado, a previsão é de que a inauguração da fábrica ocorra no fim de maio, e que em outubro seja apresentada a primeira máquina produzida em Camaçari.

Ainda participaram do encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito, os secretários do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas; e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, além do subsecretário da Sefaz, Maurício Menezes. O gerente de Negócios da Goldwind Brasil, Francisco Parra, também esteve presente.

Foto: Josué Silva