Prefeitura anuncia três ações em saúde no Subúrbio Ferroviário

A região do Subúrbio Ferroviário de Salvador foi palco de três importantes ações, promovidas pela Prefeitura, nesta quinta-feira (19). Uma delas é o anúncio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Periperi, com ordem de serviço para a construção assinada no local pelo prefeito ACM Neto, ao lado do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Na mesma ocasião, foi assinado o contrato de ampliação das cirurgias ortopédicas a serem realizadas no Hospital Municipal de Salvador (HMS). Em seguida, os gestores foram até São Tomé de Paripe, onde foi entregue mais uma ambulancha que vai ajudar no suporte rápido aos atendimentos nas ilhas pertencentes a Salvador: Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré.

Com investimento de R$3,3 milhões, fruto de recursos municipais e de emenda parlamentar, a UBS Periperi terá demanda aberta e funcionará de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. A construção está prevista para ser concluída em novembro de 2021.

“Esta unidade vai ter um papel muito importante de suporte à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Adroaldo Albergaria, que é uma das mais movimentadas da cidade, realizando atendimento em casos que não necessitem de urgência e emergência, como consultas e vacinação. A estimativa é de atender até 32 mil pessoas por mês”, declarou ACM Neto.

A unidade básica de saúde terá 12 consultórios médicos e dois odontológicos, recepção, sala de espera para 40 pessoas e salas de vacina, acolhimento, curativo, procedimento, nebulização, coleta, recepção/lavagem e equipamentos, esterilização e de utilidades. Haverá, ainda, sala de administração/gerência, almoxarifado, farmácia, área de compressor, sanitários para usuário e para pessoas com deficiência, sanitário com vestiário para funcionários, copa/cozinha, depósito de material de limpeza, abrigo de resíduos sólidos e depósito de lixo.

Deverão atuar no local 29 profissionais de saúde, sendo três médicos clínicos, dois pediatras, dois médicos ginecologistas, sete enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, dois cirurgiões-dentista, dois auxiliares de saúde bucal, dois nutricionistas e dois assistentes sociais, além do corpo administrativo.

Expansão – De acordo com o secretário Leo Prates, atualmente o Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário possui 80% de cobertura na área da Atenção Primária à Saúde, fruto dos esforços municipais realizados desde 2013. Com a UBS Periperi, esse índice chegará a 86% da cobertura.

Em dezembro de 2012, a estrutura municipal cobria apenas 33% da população residente, com 26 equipes de Saúde da Família. Atualmente, a região possui 26 UBS com Saúde da Família, com 73 equipes de Saúde da Família implantadas, e três UBS sem estratégia de Saúde da Família.

Cirurgias – De acordo com o prefeito, a ampliação da oferta de cirurgias ortopédicas tem como intuito diminuir a fila para este procedimento, tendo como um dos principais motivos os acidentes com motos. Para esta ação, o investimento é de R$4,8 milhões.

Ambulancha – Já a nova ambulancha ficará de prontidão em São Tomé de Paripe e vai ajudar a reduzir bastante o tempo de atendimento e translado de casos ocorridos nas ilhas, que necessitem com urgência de serviços de alta complexidade. Por exemplo, a embarcação pode chegar, em 10 min, à Praia das Neves, em Ilha de Maré – em um barco comum, o trajeto é percorrido no dobro deste tempo, no mínimo. O veículo se soma à outra ambulancha já existente, disposta no Terminal Náutico, no Comércio.

Foto: Ivan Luiz Santana / Repórter Hoje