A comunidade de Bate Coração, em Paripe, celebrou a chegada do programa habitacional Morar Melhor, que vai reformar 200 casas na localidade. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Bruno Reis em solenidade realizada no local, ao lado de lideranças da comunidade e gestores municipais, na noite desta quarta-feira (12).
O Morar Melhor já reformou mais de 40 mil casas na capital baiana, e a Prefeitura planeja requalificar mais 8 mil ainda este ano. Coordenado pela (Seinfra), o programa concede um limite de até R$ 11 mil de melhorias por habitação reformada.
Durante a cerimônia, o prefeito reforçou que o programa vai além de ações de cimento e pintura, mas representa o resgate da dignidade e da qualidade de vida das famílias contempladas através do alcance social do Morar Melhor. No Bate Coração, dos 200 imóveis que serão reformados, 75 já ficaram prontos e foram entregues.
“São duzentas casas aqui no Bate Coração. Residências reformadas a partir do diálogo com as famílias que, até um limite de R$ 11 mil, escolhem o que será feito. Isso devolve a dignidade a essas famílias. Pois não adianta ter iluminação boa, praça, calçamentos e escolas, sem uma moradia digna. É preciso que as famílias estejam bem em suas casas. Não há nada mais importante que essa qualidade de vida conquistada após essas reformas, como é no exemplo aqui de Dona Maria”, afirmou.
Moradora da localidade há mais de duas décadas, a aposentada Maria Tomé dos Santos, de 68 anos, conviveu por muito tempo com pingueiras, rachaduras, mofo e infiltrações. Nesta quarta, ela recebeu a casa modelo do programa Morar Melhor no Bate Coração. Ela lembrou que, antes, era comum ter móveis molhados no período das chuvas.
“É até difícil acreditar que isso está acontecendo, que não vou mais ter os móveis molhados de chuva, nem precisar colocar panela e balde pela casa toda para segurar a água das pingueiras. Além disso, o risco de cair a todo momento, e a família preocupada com minha segurança. Só tenho mesmo que agradecer a Deus e à Prefeitura, por essa reforma que sonhei por tantos anos”, contou ela, que tem três filhos e reside no local com a bisneta Diana, de 15 anos.
Histórico – Esta é a segunda vez que o Programa Morar Melhor contempla a região de Paripe. No total o bairro já conta com 1.355 casas reformadas através do programa habitacional. Por meio da ação, são executados nos lares serviços de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores.
Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.
Fotos: Valter Pontes/ Secom