Situado no sertão baiano, o município de Canudos, a 395 Km de distância de Salvador, ligou o sinal de alerta contra o Coronavírus. Ainda sem caso confirmado da doença, mas com quatro casos suspeitos a Prefeitura local resolveu adotar medidas protetivas, baseadas nos decretos publicados pelo Governo do Estado .
” Mesmo o município não tendo nenhum caso de Coronavírus, a administração municipal e o comitê municipal de acompanhamento de ações de prevenção e controle do novo Coronavírus e H1N1 anunciam a adoção das medidas temporárias com objetivo de evitar a disseminação da doença no município”, informou a administração municipal em nota.
” O descumprimento das determinações contidas no decreto implicará em punições estando a Polícia Militar autorizada a atuar no município promovendo meios de repressão adequados para se fazer cumprir as determinações. A vigilância sanitária do município fará a fiscalização nos estabelecimentos, podendo autuar os estabelecimentos que não cumprirem as normas”. completa a nota.
Veja as medidas:
- As aulas da rede pública e privada continuarão suspensas por mais 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado caso seja necessário.
- Bares e restaurantes só poderão funcionar no sistema de delivery ou retirada disponibilizando álcool a 70%, luvas e máscaras aos colaboradores e funcionários.
- Fica proibido a realização de jogos de diversão em espaços públicos e privados e em calçadas.
- Serviços de atendimentos do CRAS, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar devem ser agendados por telefone.
- Ficam proibidas as visitações aos pacientes internados no HMGR.
- Fica limitado o acesso de veículos como ônibus, micro-ônibus vans e veículos de lotação em geral, ao município a partir das 23:59 min do dia 17/04/20.
- Permanece proibido o funcionamento de estabelecimentos comerciais com exceção dos estabelecimentos essenciais que deverão se organizar de forma a evitar aglomeração de pessoas, não ultrapassando mais de cinco pessoas no local simultaneamente, com distanciamento de 2 metros por pessoa, sendo sinalizado no chão com identificação. Os estabelecimentos essenciais devem fornecer água correte e sabão para higienização dos clientes.
- Os estabelecimentos terão 72h para se adequar as normas, a partir desta sexta-feira (17).
- Qualquer cidadão que disseminar fake news sobre o coronavírus responderá judicialmente.