A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentou por meio de uma videoconferência o relatório final das trilhas: Compras na Agricultura Familiar e Sala do Empreendedor. A apresentação foi realizada pelos consultores, Agentes de Desenvolvimento (AD) e especialistas de cada trilha do Programa Cidade Empreendedora.
Os relatórios têm como base o trabalho desenvolvido pelo Comitê, que é traçar um diagnóstico preciso sobre as necessidades do município em gerar resultados mais atrativos, pensando em políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Carlos Neiva, titular da ADEAP, fala da importância de ter o SEBRAE como parceiro em mais um Programa e destaca a necessidade de integração entre as pastas para o bom funcionamento dos serviços. “Agradeço ao SEBRAE, mas principalmente aos envolvidos nas trilhas, em dizer que esse sentimento de intersetorialidade sempre regeu os nossos passos, desde que assumimos a pasta. Não se pode construir nada, por mais capaz e competente que seja, sozinho. Nem o indivíduo, nem a instituição. Nós atuamos de maneira integrada para que o resultado seja o melhor possível e com o reforço do Sebrae, o sucesso é garantido”, finaliza.
No quesito Compras na Agricultura Familiar, foi identificada a importância de inserir os pequenos produtores em processos que envolvam, por exemplo, suas participações em chamadas públicas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O produtor tem o alimento, quer vender, mas não sabe como funciona e o que precisa para participar. Um gargalo que já está sendo revisto para 2022, bem como a inserção de um número maior de produtores também.”, explica Tom Honda, AD do Comitê.
Segundo Tom, os produtores que não forem inseridos para a chamada pública do PNAE, não irão sair no prejuízo. Eles serão inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que está sendo ajustado para a ampliação em seu quadro, cerca de 40 produtores.
Outro ponto abordado foi a preparação de um novo cardápio para o ano de 2022, e em como se levar alimento de qualidade para os alunos. Com a ajuda da nutricionista e também AD, Ana Paula, ajustes estão sendo feitos para que seja possível trabalhar as 20 culturas que o município oferece durante todo o ano. “A Ana Paula é um membro importante nesse processo. Ela tem uma visão cirúrgica sobre merenda escolar, porque é preciso destacar que, ao se produzir um cardápio, não se leva em consideração apenas o valor nutricional do produto, mas a logística, a qualidade, se o produtor tem capacidade de entregar esse produto, saber se o preço é compatível ou não, e se são produtos do nosso Vale, tudo conta”, finaliza Tom.
Trilha Sala do Empreendedor
Dentre os resultados para a trilha Sala do Empreendedor, o Sebrae destacou a necessidade de ampliação dos serviços ofertados, atuando com atores e espaços econômicos diferentes: trabalhar com o empreendedor que tem atividade urbana, bem como àquele que tem atividade rural.
Para Maria Carmen, consultora do SEBRAE, é preciso profissionalizar a gestão, com ferramentas, informação e orientação. “Se o município de Juazeiro quer inaugurar uma nova fase, a primeira coisa a se fazer é que cada secretaria compreenda a interdependência que existe entre elas e simplificar os processos burocráticos do empreendedor, para que ele se sinta atraído em investir em Juazeiro. Sair da prioridade inicial, que é prestar um atendimento vip ao MEI, dando tratamento vip também ao empreendedor que tenha atividade rural”, afirma.