Prefeitura de Juazeiro começa a preparar 10 novos leitos de UTI no Hospital de Campanha

A Prefeitura de Juazeiro iniciou, nesta segunda-feira (8), o trabalho de preparação de 10 novos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 no Hospital de Campanha. O objetivo é desafogar as demais unidades que recebem pacientes com a doença e prestar assistência aos doentes que aguardam por vagas.
Depois do pedido feito diretamente à Secretaria de Saúde da Bahia, pela Prefeitura de Juazeiro na semana passada, através do secretário de Saúde Fernando Costa, o governador Rui Costa autorizou os novos leitos de UTI.  Os respiradores para abertura dos novos leitos foram cedidos pelos municípios de Sento-Sé e Campo Alegre de Lourdes – 5 de cada cidade.
“Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para tentar salvar vidas. Com esses novos leitos que serão abertos vamos reforçar a estrutura de atendimento em casos de Covid-19 e garantir melhor suporte e atendimento de qualidade para as pessoas que estão precisando”, destacou a prefeita Suzana Ramos.
O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, explica que o estado deu três dias para a montagem das UTIs. “A taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu 100% com lista de espera de 12 pessoas. O governador nos deu três dias para montar os leitos. Enquanto a gente aguarda os ventiladores que serão cedidos por Sento-Sé e Campo Alegre, a gente está se movimentando para fazer as modificações devidas no Hospital de Campanha. Vamos tentar colocar ainda mais 7 leitos de suporte ventilatório, sem prejuízo aos leitos intermediários, que também queremos aumentar para 20, porque ficaremos com 6 depois da adequação”, disse Fernando Costa.

Avaliação
Equipes técnicas de engenheiros da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e da Secretaria de Saúde (Sesau),  visitaram a unidade para avaliar como será feita a adequação dos leitos intermediários, dos leitos de pacientes suspeitos e graves.
“A gente veio analisar toda a infraestrutura existente e a capacidade de carga elétrica para a ampliação, bem como a parte civil, para ver drenagem, a nova área que será ampliada, se precisa intervenção de máquinas para nivelamento. Vimos que precisa de pouca intervenção, com a relocação de alguns equipamentos  e a preocupação  para a atender o prazo da Secretaria de Saúde,” explicou o titular da SEDUR, Anderson Freire.

Ocupação
O Hospital de Campanha tem hoje 8 pacientes internados, mas chegou a 14, no último sábado (6). Dos internados regulados somente pela rede municipal na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 96%, com 6 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 97% dos leitos para pacientes com Covid-19 estão ocupados. A rede municipal tem 1 leito disponível, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde deste domingo (7).

Medidas mais restritivas
Com a taxa de ocupação de UTI em 100%, Rui Costa resolveu decretar lockdown para vinte municípios da região Norte da Bahia, do dia 8 até às 5h do dia 10 de março. As medidas valem para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.