Empresas e profissionais do turismo em Salvador serão capacitados nos programas Capacita Salvador e o Quali Salvador, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Os programas foram apresentados nesta tarde (1) pelo titular da pasta, Claudio Tinoco, em uma transmissão ao vivo feita na rede social Instagram. As propostas, de acordo com Tinoco, irão contribuir para o aumento da competitividade do destino Salvador através da qualidade do serviço oferecido aos turistas. A expectativa do órgão é que as ações sejam concretizadas no mês de setembro.
O Capacita Salvador é voltado para a qualificação dos profissionais do mercado formal e informal e o Quali Salvador é destinado a certificação dos empreendimentos voltados ao turismo. O processo de contratação da empresa para desenvolvimento destes materiais e formatos dos cursos está em sua fase final, garantiu o secretário. Serão R$ 6 milhões em investimentos da Prefeitura de Salvador através do Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur) da Secult.
“Salvador carece de melhor qualificação profissional e de programas voltados especificamente para o incremento da qualidade dos empreendimentos deste setor. A entrega do Capacita Salvador e do Quali Salvador vem suprir esse deficiência e desenvolver a cidade de Salvador como destino turístico mundial”, afirmou Tinoco.
Capacita Salvador – O Capacita Salvador será ofertado tanto para quem já trabalha em empresas de turismo, como para quem ainda não está no mercado de trabalho, tendo dois modelos de capacitação. O primeiro irá ofertar 110 turmas, em diversas temáticas, nos diversos bairros de Salvador com a previsão de capacitação de até 2,2 mil trabalhadores. Já o segundo, voltado para quem já está inserido no mercado de trabalho, ocorrerá no próprio local de trabalho.
Cerca de 120 Instrutores no Local de Trabalho (ILT) serão formados pelo Capacita neste segundo modelo. Esses instrutores serão indicados pelos empreendimentos participantes do programa e assumirão o papel de passar o conteúdo absorvido na capacitação para seus colegas de trabalho, com material didático desenvolvido, manuais orientativos e assessoria técnica. disponibilizado pelo Programa.
Ao todo, serão disponibilizados para capacitação 14 ocupações do setor de turismo (garçom, cozinheiro, commis, caixa, recepcionista, mensageiro, chefe de recepção, atendente de reservas, gerente de meios de hospedagem, chefe de governança, camareira ou arrumador, agente de viagens, gerente de agência de viagens e motorista de táxi), assim como quatro competências que abrangem hospitalidade e segurança de alimentos além de cinco habilidades transversais (cálculos simples, trabalho em equipe, higiene pessoal, leitura e escrita, além de primeiros socorros).
Quali Salvador – O Quali Salvador é destinado aos empreendimentos de turismo de Salvador e deve abranger 120 empresas e até 5,5 mil profissionais. O programa entregará um selo ou certificado a empreendimentos que atenderem alguns critérios, como implantação de modelos de gestão consagrados em normas nacionais e internacionais.
Os 120 participantes do programa receberão uma consultoria para implantação dos modelos de acordo com os segmentos que pertencem. Com o modelo, as empresas poderão melhorar seus resultados técnicos, operacionais e financeiros. Ações de comunicação e marketing estão previstas para divulgar e diferenciar estes empreendimentos participantes em relação ao restante do mercado, se constituindo como um potencial atrativo para os turistas.
Foto: Mateus Soares/ bahia.ba