O município de Sento-Sé sediou na manhã desta quarta-feira (30), a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará com o apoio da administração municipal.
A reunião aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a Participação do Chefe de Gabinete, Jackson Coelho, da Procuradora do Município, Ellen Eloy, de representantes das pastas municipais de Educação, Comunicação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, Planejamento, do SAAE, da sala do empreendedor e também do Banco do Brasil, APLB e do Coordenador de área do Censo Demográfico 2022, Saulo Almeida.
O chefe de gabinete, Jackson Coelho, destacou que as informações do Censo 2022 são importantes, pois ajudam a administração municipal no planejamento de políticas públicas em diversos setores. “O IBGE tem todo o nosso apoio na realização do Censo 2022, daremos o apoio necessário a fim de garantir uma contagem correta da população, fator que determina o repasse de recursos como o FPM. Importante que a população atenda o Instituto abra suas portas para o Censo que ocorrerá esse ano”, disse Jackson Coelho.
O coordenador censitário do IBGE, Saulo Almeida, explica que a reunião teve como objetivo dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE no município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados. “Nesta primeira reunião, foram apresentados os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet, e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, entre outros”, destacou Almeida.
A princípio, o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia por Covid-19. Com a perspectiva de retomada plena das atividades no país a partir deste ano, o IBGE voltou a planejar a pesquisa populacional. O primeiro censo realizado no Brasil em 1872 e, a partir do segundo, datado de 1990, passou a ocorrer a cada dez anos. O último levantamento do tipo feito pelo instituto foi feito em 2010. A expectativa é que a coleta de informações junto à população ocorrerá entre os meses de junho e agosto de 2022.