Prefeitura de Sento-Sé e NUCA participam da campanha #EntrenoClimaUNICEF, realizando ação com o tema “revalorizando nossa relação com a água”

A Prefeitura de Sento-Sé e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizaram na última quinta-feira (30), atividades educativas voltadas para a preservação e uso consciente da água. Participaram da ação alusiva a Campanha do UNICEF mês de março, alunos do Colégio Municipal Modelo CPM de Gestão Compartilhada Deputado Jayro Sento-Sé, Colégio Municipal Custódio Sento-sé e Colégio Estadual Sete de Setembro.

Dentro da programação os alunos não só receberam orientações educativas, mas também foram conhecer a Estação de Tratamento de Água do SAAE Sento-Sé, momento em que conheceram toda a estrutura da estação e todo o ciclo do tratamento da água, desde a captação até chegar às torneiras de suas casas.

A articuladora do NUCA em Sento-Sé, Giselda Carvalho, explica que a ação integra o calendário de atividades inerentes ao Selo Unicef, onde o NUCA se compromete a cumprir missões, sendo em março relacionada com a água. “Esta ação é de extrema importância para conhecimento e compreensão do fornecimento e qualidade da água utilizada no município, visando uma postura mais consciente e cidadã na comunidade”, explica Giselda Carvalho.

Já a articuladora do Selo Unicef no município, Thiara Ribeiro, destaca que essa é mais uma iniciativa da gestão municipal em busca não só do Selo Unicef, mas do desenvolvimento de cidadãos conscientes. “O selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, Sento-Sé vem desenvolvendo diversas ações voltadas para um impacto real na vida das crianças e adolescentes, melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência”, destacou Thiara.

Juliana Rios é integrante do Nuca, ela conta que a ação teve como principal objetivo a busca pelo conhecimento. “Nossa ação de hoje na ETA foi para que possamos obter o conhecimento de como funciona o processo de tratamento de água no nosso município. Eu já conhecia a estação de tratamento, mas é sempre bom adquirir novos conhecimentos. Foi uma experiência muito agradável, contamos com o apoio do Sr. Noé que trabalha lá a mais de 30 anos, que foi muito educado e nos explicou direitinho como funciona tudo lá”, finalizou Juliana.

Para esta ação o NUCA contou com a parceria direta da Secretaria Municipal de educação por meio das escolas mencionados a cima, da Secretaria Municipal de Transporte que disponibilizou transporte para locomoção do grupo, e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que deu a liberação e apoio total na visita, com uma excelente recepção e orientações.