Prefeitura entrega contenção de encosta e dá ordem de serviço para geomantas em Pau da Lima

O dia foi de entregas e ações de proteção à vida no bairro de Pau da Lima. Neste sábado (12), a vice-prefeita Ana Paula Matos deu ordem de serviço para instalações de duas geomantas na 2ª Travessa de Agosto, por meio da Defesa Civil. Também foi entregue uma contenção de encosta na Av. Avani Ferreira, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), executada pela Sucop. A obra custou R$530 mil reais. O ato contou com a presença do diretor geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, o subprefeito de Pau da Lima, Edmar Fernandes, vereadores e lideranças da região. As geomantas irão beneficiar mais de 30 famílias do bairro. A área contou ainda com uma série de investimentos da Prefeitura de Salvador, como escadaria e pavimentação asfáltica.

“Preservar a vida é prioridade em nossa gestão, que investe em técnicas de segurança nas áreas de risco da cidade. Tanto a contenção da encosta, quanto as duas geomantas vão beneficiar a todo o bairro e fortalecer nossas ações de proteção àqueles que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos.

O diretor da Codesal informou que existem 160 áreas de risco em Salvador. “A nossa equipe da Codesal avaliou a área e identificou que havia potencial risco de deslizamento. De imediato, o prefeito Bruno Reis autorizou que fosse feita a implantação da geomanta e hoje a nossa vice-prefeita Ana Paula deu a ordem de serviço para iniciarmos a aplicação. A Codesal já mapeou 160 áreas de risco e aplicou 261 geomantas”, explicou.

Morador do bairro, Domingos Cerqueira, 73 anos, expressou a felicidade em se sentir protegido. “É a maior felicidade do mundo ver essa obra. Me sinto muito mais seguro e protegido para ir em minha casa. Antes dessa obra, quando chovia a gente ficava de portas abertas esperando a hora de correr. Mas agora a realidade é outra com a encosta e vai melhorar ainda mais com as geomantas”, contou o aposentado.

A aplicação de geomantas já trouxe segurança para mais de 5,8 mil famílias. A tecnologia é de cobertura provisória para impermeabilização das encostas formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de cimento jateado de rápida instalação e baixo custo.