A Prefeitura de Salvador entregou na noite desta terça-feira (18) a requalificação da Rua das Rosas, na Pituba, e a nova praça Edith Mendes da Gama e Abreu, no Itaigara. As intervenções tiveram investimento de R$3,7 milhões e contaram com uma série de ações, como pavimentação em intertravado, drenagem e ampliação dos passeios para melhorar a mobilidade de pedestres.
O prefeito Reis destacou a importância da obra para a melhoria da qualidade de vida da população da região e revelou que, desde 2021, a gestão municipal já entregou 515 novas praças. A nova praça Edith Mendes da Gama e Abreu tem cerca de 5 mil metros quadrados e contou com a implantação de uma série de atrativos, como parquinho para crianças e academia de saúde.
Bruno Reis ressaltou que o mesmo padrão de praças feitas nas áreas nobres da cidade é adotado nas regiões mais carentes. “Hoje, 90% dessas praças são nos bairros mais carentes da cidade, onde praticamente essas praças são o único espaço de lazer, é na prática o playground dos prédios, das casas, mas todas são feitas com o mesmo padrão, seja aqui no Itaigara, no Rio Vermelho, seja lá em Cajazeiras, no Subúrbio de Salvador”, afirmou.
O prefeito pontuou que a requalificação da Rua das Rosas era uma reivindicação da população local, tanto de moradores quanto de comerciantes. “As obras geram empregos diretos durante a sua execução, mas estimulam também a chegada de diversos outros negócios. Esses negócios são importantes para a nossa economia, para a cidade seguir crescendo, para a Prefeitura arrecadar mais, para ter mais capacidade de investimento e mais retorno para o cidadão”, disse.
Ele disse ainda que a Prefeitura irá promover também a requalificação da Rua das Acácias, também na Pituba, e está concluindo o projeto para a Rua Miguel Navarro Y Cañizares, no mesmo bairro.
Intervenções – A obra de requalificação da Rua das Rosas contou com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). As intervenções contemplaram pavimentação em intertravado, drenagem, implantação de pedra portuguesa, paisagismo e nova pavimentação asfáltica.
Ainda foi realizado o realinhamento e colocação de novos meios-fios em granito, além da ampliação da largura dos passeios, pavimentação adequada ao pedestre e criação de faixa de serviço em pedra portuguesa. Foram implantadas rampas de pedestres e piso tátil para ampliar a acessibilidade.
As intervenções contemplaram ainda melhorias para a mobilidade com o ordenamento dos estacionamentos, pavimentação diferenciada nas áreas das escolas e faixas de pedestres. Também foi implantada uma nova iluminação pública, plantio de árvores e urbanização da nova praça.
Já a nova praça, implantada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), conta com mesas para jogos, bancos, parque infantil com casa de Tarzan, balanço, escorregadeira, gangorra e cercado. Além disso, foi implantado um cachorródromo e uma academia de ginástica e academia de saúde.