A Prefeitura de Salvador, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, estendeu por mais três horas o horário de acolhimento e apoio psicológico online para ajudar os trabalhadores das redes públicas e privada que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus na capital baiana. O apoio tem objetivo de ajudar a conter ansiedade e o medo agravado com a pandemia.
O serviço gratuito já está ativo e funciona de segunda a sexta-feira através de dois contatos telefônicos: (71) 99617-9091, das 09h às 15h, ou no (71) 98793-8673, das 15h às 21h. Cada atendimento é limitado ao tempo de 20 minutos.
“Estamos com equipes de psicólogos de plantão para dar esse apoio à saúde mental dos trabalhadores da saúde que estão enfrentando um momento de enorme pressão psicológica e apreensão diante do cenário do COVID-19. A escuta terapêutica tem grande funcionalidade para redução da ansiedade e na diminuição da somatização de aspectos psicológicos que podem desencadear um quadro mais grave a depressão ou síndrome do pânico, por exemplo”, explicou Tiza Mendes, coordenadora do CEREST.