Prefeitura firma convênio com UFBA para oferta gratuita de exames laboratoriais para moradores da capital

Secretaria Municipal da Saúde vai investir cerca de 6,5 milhões de reais por ano para oferta de procedimentos comuns e especializados

O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, assinou na tarde sexta-feira (20) um convênio junto ao Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo de ampliar a rede de atendimento e diagnóstico na capital baiana. O ato formal contou com a presença do reitor da UFBA, João Carlos Salles, os vereadores Aladilce Souza (PCdoB) e Demetrio Oliveira (DEM).

A contratualização permitirá que os beneficiários do SUS de Salvador tenham acesso gratuito ao serviço de exames laboratoriais no Hospital Universitário da UFBA, no Canela. No total, serão investidos cerca de 6,5 milhões de reais com recursos próprios do município para oferta de procedimentos comuns de hematologia, bioquímica, urinálise, parasitologia e imunodiagnóstico, além de serviços especializados em imunofenotipagem, triagem pré-natal e oncogenética.

“A partir de agora, o laboratório da UFBA está incorporado ao rol de prestadores conveniados ao SUS para atendimento aos moradores de Salvador. Além de ampliar o acesso dos soteropolitanos aos serviços, também estamos fortalecendo o campo de prática educacional voltado aos cursos superiores oferecidos pela universidade que se relacionam com o laboratório”, afirmou Prates.

O reitor da UFBA enalteceu a iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde em firmar a parceria com a academia e destacou que a medida auxiliará numa maior qualificação da assistência prestada pela rede. “A Universidade Federal é uma instituição de destaque em nosso estado, conhecida pelo trabalho de qualidade. Um gesto como esse de firmar uma parceria é uma maneira de defender a UFBA e, como contrapartida, dar um passo importante para manutenção de uma assistência pública qualificada no âmbito da saúde”, finalizou o reitor.