Prefeitura inaugura complexo de saúde com USF e Caps e nova sede do Conselho Tutelar no Areal

A comunidade do Areal e de toda a Península de Itapagipe passou a contar com novas estruturas que vão ampliar os atendimentos de saúde disponibilizados pelo município na região. A Prefeitura de Salvador entregou nesta terça-feira (11) o complexo Dr. José Carlos Pitangueira, situado na Rua Arauá, na Ribeira, composto por uma Unidade de Saúde da Família (USF) e por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infância e Adolescência.

Ao lado do complexo de saúde, também foi inaugurada uma nova sede do Conselho Tutelar I – Roma, que atende àquela região da Cidade Baixa. O local, que funcionava anteriormente na Rua Léllis Piedade, vai acompanhar casos de crianças e adolescentes que estejam com seus direitos ameaçados ou violados. As construções foram inauguradas com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, pelo secretário municipal da Saúde (SMS), Alexandre Reis, e pela secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.

Bruno Reis destacou que, antes, os moradores tinham que ir até Massaranduba para terem atendimento médico e esperavam por uma unidade de saúde como essa há quase 50 anos. “Esse é mais um sonho que estamos tornando realidade, e agora com um complexo de saúde. Assim, teremos um médico sempre perto das famílias e também atendimento psicossocial. Para completar, estamos prestando homenagem a um grande profissional da área da saúde baiana, que é filho da Ribeira, Dr. José Carlos Pitangueira”, afirmou.

A USF conta com quatro equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, capazes de prestar assistência a 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. As ações serão ofertadas integralmente, incluindo o acompanhamento a pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e doença falciforme, oferecendo ainda vacinas para doenças imunopreveníveis, além de serviços odontológicos.

Além disso, a USF realizará serviços complementares como curativo, imunização, visita domiciliar, marcação de consultas e exames para diversas especialidades, dispensação de medicamentos básicos, impressão de 2ª via do Cartão SUS, teste rápido de IST e gravidez, assim como avaliação das condicionalidades do Bolsa Família.

“A gente tinha a missão de ampliar a cobertura da atenção básica em nossa cidade. Há 12 anos, Salvador tinha apenas 18%, e agora estamos chegando próximos da casa dos 70%, o que é considerado universalização. A Cidade Baixa era um dos distritos em que mais era preciso ampliar a oferta de saúde, justamente para facilitar a vida das pessoas. Aumentar o acesso à saúde é fazer justiça social e dar mais dignidade às famílias”, disse Bruno Reis.

Mais perto – Segundo Alexandre Reis, titular da SMS, a USF pode realizar 650 atendimentos por dia. “Esse é um grande complexo de saúde. Como a gente tem frisado, a Prefeitura vem buscando ampliar cada vez mais a cobertura de atenção primária, que é a porta de entrada da prevenção. E, com essa capacidade de atendimento aqui, vamos poder ampliar consideravelmente isso”, afirmou o secretário.

Já o novo Centro de Atenção Psicossocial do Areal vai ofertar cuidados em saúde mental para crianças e adolescentes que demandem atendimento psíquico e assistência intensiva. O espaço funcionará das 8h às 17h, com oferta de aproximadamente 500 atendimentos por mês, atuando com equipe multiprofissional que realizará acolhimentos diários, atendimentos individuais e domiciliares, grupos, atenção às famílias, suporte às escolas, entre outros.

Vera Santos, de 50 anos, está desempregada e mora no Areal há mais de três décadas. Ela disse que o complexo será especialmente útil para a sua sobrinha, que tem uma filha com Transtorno do Espectro Autista. “Ela teve muita dificuldade em relação ao acompanhamento da menina, então agora acho que vai facilitar para ela. Aliás, não só para ela, mas para muita gente. E o posto de saúde será ótimo para mim, pois já quero marcar consulta com angiologista, oftalmologista, clínico-geral e outros”, disse.

Conselho Tutelar – Titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo disse que a nova sede do Conselho Tutelar I – Roma tem uma estrutura melhor para atender à população. “Está mais adequada, dentro do território de abrangência, com mais salas e maior dinâmica. Além disso, o complexo de saúde ao lado dará um bom suporte, com um Caps. Muitas dessas crianças acolhidas já podem ter um direcionamento médico especializado no mesmo território, ou seja, essa união de serviço só vai beneficiar a comunidade”, disse.

Além do atendimento a crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar atua orientando os pais e responsáveis, podendo aplicar medidas como encaminhamento para programas de promoção da família ou de tratamento e orientação a dependentes de substâncias psicoativas, assim como emite advertências quando há eventuais condutas que ameacem o direito dos filhos.

Bruno Reis lembrou que, nos últimos quatro anos, Salvador passou de 18 para 24 unidades do Conselho Tutelar, aumentando também a quantidade de conselheiros. “Sempre foi uma luta para o município viabilizar um local adequado para o Conselho Tutelar aqui na Cidade Baixa. Agora, ele veio para cá, para o meio da comunidade, para onde efetivamente estão os problemas. Os nossos conselheiros tutelares, junto com toda a nossa rede de proteção e assistência, vão garantir os direitos da criança e dos adolescentes”, afirmou.

A nova sede do Conselho Tutelar Roma tem como área de abrangência: Boa Viagem, Bonfim, Calçada, Caminho de Areia, Mangueira, Mares, Massaranduba, Monte Serrat, Ribeira, Roma, Uruguai e Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro.

Homenagem – José Carlos Pitangueira, falecido em março de 2023, foi um proeminente médico baiano, que atuou como diretor de diversos hospitais públicos como o Geral do Estado, Roberto Santos, Geral de Camaçari, Clériston Andrade, além do Ana Nery.

O homenageado foi representado pelo filho, José Carlos Pitangueira Filho: “De todos os títulos que meu pai teve, aquele que ele mais se orgulhava era de ser ‘moleque’ da Ribeira. Então, para a nossa família, tem uma representatividade muito grande que um complexo de saúde dessa magnitude, justamente na Península de Itapagipe, venha a homenageá-lo”.

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS