Prefeitura inicia conjunto de obras para melhorar mobilidade na Rótula do Abacaxi

A Prefeitura iniciou, nesta sexta-feira (7), um conjunto de obras viárias para redirecionar fluxos de veículos na Rótula do Abacaxi e solucionar problemas recorrentes de mobilidade na região. O prefeito Bruno Reis autorizou três intervenções que beneficiarão o tráfego entre o Cabula e as avenidas Barros Reis, Mário Leal Ferreira (Bonocô) e ACM, acabando com gargalos históricos e diminuindo o tempo de deslocamento de quem trafega pelo local. O investimento total é de R$ 43,4 milhões.

Durante a cerimônia de autorização das obras, o prefeito lembrou que a gestão municipal tem realizado grandes obras de mobilidade na capital baiana. “Isso teve início com a inauguração da Estrada das Pedreiras, em Cassange, no começo de 2021, primeira das inúmeras e importantes obras que realizamos nesses dois anos e meio, entre requalificações, construções, abertura de novas vias, mergulhões e acessos que já foram entregues em nossa cidade. O nosso maior objetivo é melhorar a vida das pessoas, proporcionar melhor qualidade de vida e tornar Salvador a capital brasileira com menor tempo de deslocamento. E quanto menor o tempo gasto entre a casa e o trabalho, no trânsito, ou no transporte público, mais tempo é garantido para o trabalho, para o descanso e para a família”, afirmou.

Bruno Reis ressaltou que são três grandes obras para dar ainda mais fluidez ao trânsito da Rótula do Abacaxi. “A grande missão dessas obras é resolver o problema de retenção no trânsito dessa região, acabando, de uma vez por todas, esse problema, seja para quem vem do Cabula, da Avenida Barros Reis ou da Lord Cochrane e Cidade Baixa. São todas obras complementares ao projeto do BRT, que farão Salvador avançar ainda mais”, salientou.

Obras – Uma das intervenções prevê construção de nova via para os motoristas oriundos das regiões do Cabula, Pernambués e Bela Vista para acessar as avenidas ACM e Bonocô. Atualmente, quem deseja seguir por este trajeto precisa pegar um retorno existente em frente à estação de transbordo do Acesso Norte. Por causa de um entrecruzamento de fluxos, há retenções.

Com prazo de 18 meses de conclusão e custo de R$ 29,5 milhões, a obra consiste em trecho viário com extensão aproximada de 750 metros, tendo passagem subterrânea sob a Rua dos Rodoviários (Ladeira do Cabula), seguido de um trecho em viaduto sobre a BR-324 finalizando com uma bifurcação.

A segunda intervenção, por sua vez, compreende outra ligação viária com extensão aproximada de 210 metros entre a Bonocô, (já na Alameda do Bosque) e o Acesso Norte. Na prática, esta via permitirá que o fluxo oriundo da Bonocô acesse a Via Expressa e a avenida Heitor Dias, cruzando a Rótula do Abacaxi através dos elevados, sem contribuir para a concentração do trânsito no nível inferior da Rótula.

Também proporcionará o acesso direto à região do Cabula, pelo trecho do Acesso Norte, à rua dos Rodoviários e, na sequência, às ruas Tomaz Gonzaga ou Silveira Martins, não sendo mais necessário transitar pelo entorno do Shopping Bela Vista. O investimento é de R$ 3,1 milhões, e o prazo da conclusão da obra é de 5 meses.

A terceira e última obra prevista para a região da Rótula do Abacaxi abrange a construção de uma alça de ligação viária com extensão aproximada de 260 metros entre o Viaduto da avenida Barros Reis e o acesso à Bonocô.

A solução promoverá uma redução do volume de tráfego no nível inferior da Rótula do Abacaxi, já que o fluxo com origem na Barros Reis poderá acessar a Bonocô através desta nova derivação do viaduto existente, o que possibilitará que o retorno abaixo da Via Expressa seja eliminado, juntamente com os dois semáforos associados a ele no início da Heitor Dias. A obra terá investimento de R$ 10 milhões e prazo de 4 meses para ser finalizada.

Complexo demandado – A Rótula do Abacaxi é um importante complexo viário localizado na confluência de vias estruturantes de Salvador, sendo elas as avenidas ACM, Bonocô, Heitor Dias e Barros Reis, além da Ladeira do Cabula. O tráfego por lá é influenciado também por outros corredores viários que se encontram em suas proximidades, como BR-324, Via Expressa e o Acesso Norte, constituindo-se numa zona de ligação entre diversas regiões da área metropolitana.

O complexo, além disso, agrega no seu entorno equipamentos geradores de tráfego, como a estação de transbordo de ônibus, a estação de metrô Acesso Norte, o Shopping Bela Vista, supermercados, concessionárias, dentre outros espaços, o que, juntamente com a confluência das vias, contribui para formação de engarrafamentos. Neste cenário, a Prefeitura elaborou projetos com a proposta de ampliar a mobilidade, trazendo mais qualidade de vida para os soteropolitanos.

Fotos: Lucas Moura/ Secom