Além da liberação dos clubes, secretarias e órgãos públicos poderão retomar atendimento
O prefeito ACM Neto anunciou hoje (29), em coletiva virtual, o início parcial da fase três da retomada das atividades em Salvador, liberando a reabertura dos clubes sociais para práticas esportivas. Parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculo, centros de eventos e de convenções, previstos também para reabrirem nesta fase, continuam fechados enquanto o município e o governo do Estado avaliam com cautela a evolução da pandemia na capital.
O chefe do Executivo municipal informou ainda que secretarias e órgãos públicos municipais voltarão a funcionar com regras para preservar a vida tanto de servidores quanto da população em geral. Aquelas repartições que fazem atendimento ao público, a exemplo das Prefeituras-Bairro e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM), irão reabrir no próximo dia 8, após adequações para cumprimento dos protocolos exigidos.
Outra novidade anunciada hoje pelo prefeito é a ampliação da capacidade máxima de pessoas em templos religiosos, que saltou de 20% para 30% (ou 50 pessoas, o que for maior). “Estamos tendo todo cuidado para que essa retomada aconteça de forma segura. Por isso, inclusive, que a fase três está sendo liberada em partes, porque as comissões técnicas da Prefeitura e do governo do Estado precisam acompanhar com cuidado o impacto nos números da pandemia. Vale lembrar que os protocolos precisam ser seguidos, por vamos continuar fiscalizando de forma dura”, ressaltou ACM Neto.
Atividades esportivas – Os clubes sociais poderão reabrir já a partir desta segunda-feira (31) apenas para as práticas esportivas, individuais ou em dupla, com exceção daquelas que exijam contato físico, a exemplo de artes marciais e danças. O funcionamento será de segunda a sexta, das 6h às 18h, e sábado e domingo, das 6h às 14h. As aulas coletivas precisam ter o limite de dez alunos e garantir o distanciamento social.
A capacidade máxima simultânea de ocupação dos clubes será de 300 frequentadores ou uma pessoa a cada nove metros quadrados de área, o que for menor. As aulas terão duração máxima de 50 minutos. O uso da piscina só será permitido para a prática de atividades físicas. Além disso, o protocolo geral, que vale para todas as atividades liberadas, precisa ser seguido, ou seja, o uso de máscara é obrigatório, bem como a higienização e limpeza de ambientes e superfícies.
Repartições – Sobre as repartições públicas municipais, o protocolo prevê medidas gerais que valem para todos os órgãos e secretarias, a exemplo do uso obrigatório de máscaras para entrar e sair desses espaços; aferição de temperatura nos acessos; distanciamento de 1,5m ou, nos casos em que isso não for possível, adoção de barreiras físicas e utilização de proteção do tipo face shield para os colaboradores ou revezamento dos servidores; priorização de reuniões remotas; disponibilização de dispensadores de álcool em gel a 70%; e aumento da frequência da limpeza nas estações de trabalho e nos equipamentos.
No caso das repartições que trabalham diretamente com o público, a ocupação máxima deverá corresponder a uma pessoa a cada nove metros quadrados. Vale lembrar que, em relação às Prefeituras-Bairro e ao SIMM, esses órgãos continuaram atuando com a suspensão das atividades presenciais na distribuição de cestas básicas à população mais carente e no atendimento remoto à população, respectivamente.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) continuará em regime extraordinário de trabalho, das 8h às 14h, sem interrupção, enquanto não houver a retomada das aulas do ano letivo. Já no caso dos Conselhos Tutelares, eles estão autorizados a retornar ao trabalho imediatamente.
Orientações a servidores – Nos casos do aparecimento de sinais ou sintomas compatíveis com a Covid-19, o servidor deverá reportar ao chefe imediato e, em caso de atendimento médico, encaminhar o atestado para o e-mail atestadodigital.gripe@salvador.ba.gov.br. Caso o colaborador apresente sintomas de síndrome gripal, tenha tido contato com alguém contaminado ou obtenha a confirmação de que está com o novo coronavírus, ele precisará ser afastado e encaminhado a isolamento domiciliar.
Servidores do grupo de risco para a Covid-19 deverão apresentar relatório médico comprobatório e realizar atividades remotas ou sem contato com o público. Os estagiários, por sua vez, já poderão retornar ao trabalho presencial.
No caso dos órgãos que possuam refeitório, o distanciamento mínimo entre os servidores nesses espaços deverá ser de 2m, com lotação reduzida a 30% da capacidade do local. Sobre o uso de carros oficiais, a utilização da máscara será obrigatória, e a recomendação é que o ar-condicionado não seja utilizado, priorizando a ventilação natural.
Números da Covid-19 – Durante a coletiva virtual de hoje, o prefeito fez rápido um balanço da evolução da pandemia em Salvador. Ele informou que houve um recuo de 70% do número de casos na semana do último dia 16 a 22, quando se compara à média móvel com a mesma medida nos 14 dias anteriores. Nessa mesma comparação, o recuo de óbitos chegou a 28%. Já a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus caiu para 52% ontem (28).