A Prefeitura vai reforçar as ações de proteção à vida em São Caetano, diante do número alarmante de casos positivos da Covid-19 na localidade. Dos 150 testes realizados na segunda-feira (22), 64 deles tiveram resultados confirmados para o novo coronavírus. O bairro receberá, por pelo menos sete dias, os serviços de lavagem, desinfecção de vias e distribuição de máscaras, além de testagens e abordagens preventivas.
O secretário municipal de Cultura e Turismo e coordenador das ações de proteção à vida, Fábio Mota, ressaltou as medidas tomadas para frear a curva de transmissão do vírus no bairro. “A situação de São Caetano é preocupante. É um número alarmante de casos positivos. 43% das pessoas que fizeram o teste estão com o vírus ativo. A Prefeitura está aumentando as ações, ampliando a periodicidade e quantidade de vias que serão lavadas e distribuindo uma quantidade maior de máscaras,” afirmou.
Em média 600 unidades de máscaras estão sendo distribuídas diariamente em São Caetano. A população pode fazer o teste rápido para detecção do Sars-Cov-2 na Quadra Poliesportiva de São Caetano, na Rua Manoel Fernandes, com 150 coletas feitas por dia. O resultado é encaminhado via mensagem de texto para o cidadão. Nos casos de resultados positivos para o coronavírus, a pessoa é orientada a fazer o isolamento e a contraprova.
Além disso, agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizam a higienização e desinfecção dos logradouros do bairro. Soluções de água com hipoclorito de sódio são aplicadas em praças e ruas, e lavagens são feitas através de jateamento de água e sabão com a utilização de carros-pipa.
As ações preventivas, além de barrar a proliferação da Covid-19, têm como objetivo conscientizar o cidadão para a gravidade da doença. O secretário Fábio Mota destacou a importância de ter a população como aliada na luta contra o coronavírus. “As pessoas precisam nos ajudar. A Prefeitura sozinha, com todas as medidas que vem tomando a favor da vida, não vai conseguir frear a curva crescente do São Caetano se a população não usar máscara, não fizer o distanciamento social e não entrar nessa campanha”, alertou.
Foto:Divulgação/Secom/PMS