A Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), lançou chamamento público para selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil interessadas em se tornar parceiras na implantação e funcionamento de uma Central de Intermediação de Libras (CIL). Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (4), os interessados devem apresentar suas propostas na sede da Sempre, no horário de funcionamento do órgão, das 8h às 17h.
A Central de Libras prestará serviço de tradução, interpretação e capacitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a Língua Portuguesa e vice-versa para pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo cegos. A meta é realizar até 300 atendimentos mensais e mais de 3 mil por ano.
A unidade contará com profissionais especializados e funcionará no Comércio, das 8h às 17h. Os serviços dos intérpretes serão baseados no uso das modalidades falada, sinalizada ou escrita, em traduções simultâneas ou consecutivas, podendo ser ao vivo, ensaiada, gravada ou ainda com cessão de uso de imagem e serão executados conforme demanda da Sempre e da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD).
O objetivo é proporcionar acessibilidade em quaisquer serviços públicos municipais, com a qualidade devida, às pessoas com as deficiências já citadas e que residam em Salvador.
De acordo com a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, a Central terá um papel fundamental no fortalecimento da autonomia das pessoas com deficiência. “Queremos que esse público consiga utilizar nossos serviços municipais sem precisar da ajuda de um parente, amigo ou acompanhante. Isso inclui, dá autonomia, independência e resgata a autoestima”, frisa, lembrando que a gestão já realiza um trabalho de capacitação dos servidores para facilitar a comunicação das pessoas com deficiência. Atualmente, 140 funcionários estão em capacitação e outros 94 já concluíram o curso de Libras e estão ofertando esse suporte nos órgãos municipais.
O diretor da UPCD, Wagner Andrade, explicou que a ideia da Central Libras nasceu do planejamento estratégico feito pela Unidade em 2017 e representa um avanço nas políticas de acessibilidade. “Um grande avanço para a gente diminuir cada vez mais as barreiras que a pessoa surda enfrenta hoje, sobretudo do ponto de vista da comunicação, proporcionando assim um atendimento adequado e inclusivo”, disse.
Já o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Wanette Carvalho destacou que “o órgão irá atuar na fiscalização para a garantia dos direitos das PCDs, sobretudo na perspectiva de inclusão social”.
Funcionamento – Caberá à Central realizar atendimentos em casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento, suporte ao mercado de trabalho, assistência social, cultura, esporte, mobilidade e sustentabilidade. A equipe especializada terá que traduzir e interpretar a Língua Brasileira de Sinais para a Língua Portuguesa, e vice-versa, em quaisquer serviços públicos municipais, bem como em reuniões, sessões, audiências, seminários, conferências, workshops, cursos, palestras, discursos, programas, apresentações, eventos, atividades diversas, projetos institucionais promovidos ou apoiados pela Sempre e coordenados pela UPCD e outros órgãos municipais, sempre mediante agendamento prévio.
Entre as atribuições da Central também está a capacitação em Libras de agentes públicos da Prefeitura, possibilitando a comunicação com a comunidade surda durante o atendimento, promovendo até quatro formações (inicial e continuada) no período de vigência do contrato, mediante calendário e cronograma a ser definido pela Sempre e UPCD.
Foto: Vitor Santos/ Ascom Sempre