A Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove o lançamento da Coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano II e do edital para a terceira edição do prêmio literário na próxima terça-feira (22). O evento acontece na nova sede da FGM, na Rua do Couro, na Barroquinha, às 19h.
Desde 2014, quando foi realizada a primeira edição, o prêmio visa dar oportunidade de abertura de caminhos e de afirmação de talentos e carreiras no cenário literário baiano, através da publicação de obras. Assim como ocorrido na edição passada, exemplares da Coleção do Ano II do Selo João Ubaldo Ribeiro serão doados para bibliotecas públicas de Salvador e da Bahia. Além disso, instituições como a Academia de Letras da Bahia e as embaixadas de países lusófonos também receberão exemplares, permitindo ampla divulgação e acesso à população dessas produções.
A nova coleção reúne oito obras, selecionadas através de edital lançado pela FGM em 2017. São elas: o conto “Álbum fabuloso”, de Adelice dos Santos Sousa; a crônica “Janelas abertas”, de Gilka Bandeira; a poesia “Manual para composição de vitrais”, de Marcus Vinicius Rodrigues, o romance “O preferido de Exu”, de Antônio Farias Junior; a dramaturgia “Céu de Maracangalha”, de Luciana Reis Comin; o conto infantil “Kanoni”, de Carla Pinto Bittencourt; e “A paixão dos suicidas”, de Nívia Maria Santos Silva e “O bicho que chegou a feira, de Marcelo Lima, ambos na categoria Livre.
Aprovação – Para a jornalista e escritora Carla Bittencourt, que integra o time de autores da Coleção com o conto infantil “Kanoni”, a iniciativa fortalece não só a produção literária. “Acho que valorizar autores baianos e suas escritas é algo que também fortalece a leitura na cidade. Para mim, foi uma alegria muito grande estar entre os autores no segundo ano deste projeto com uma história feita para crianças. Torço para que o Selo João Ubaldo ainda possa editar muitas outras histórias, nas mais diversas linguagens e para os mais diversos públicos”, afirma.
A escritora baiana Adelice Sousa, vencedora do edital com o conto “Álbum Fabuloso”, diz que o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro é muito importante para promoção da literatura e dos escritores da cidade da Bahia. “Um prêmio referendado por uma comissão julgadora de excelência. Os livros contemplados terão distribuição em importantes pontos de leitura, o que é o principal atrativo do projeto”, pontua.
“O selo, além de uma justa homenagem a João Ubaldo Ribeiro, eleva o nível cultural de Salvador, e da Bahia, abrindo espaço para a renovação da aventura no eterno jogo das palavras contendo ideias”, salienta o jornalista, engenheiro e escritor Farias Junior, selecionado com o romance “O Preferido de Exu”.
Para a jornalista e bibliotecária Gilka Bandeira, presente na coleção com o livro de crônicas “Janelas Abertas”, a iniciativa é altamente louvável em um cenário de pouca valorização da cultura. “É de extrema importância, sobretudo por suprir a carência de editoras comerciais de grande porte em Salvador. É uma oportunidade que os autores têm de publicar suas obras sem custo. Além disso, o nome do selo presta uma merecida homenagem a um dos nossos grandes escritores, João Ubaldo Ribeiro.”
Já para o poeta Marcus Vinicius Rodrigues, membro da Academia de Letras da Bahia e que também integra o time de autores baianos do Selo, com o livro de poemas “Manual para composição de vitrais”, o Selo João Ubaldo Ribeiro coloca a Prefeitura no protagonismo da cena literária baiana. “É preciso ter iniciativas como essa, que permitem o acesso de estudantes à literatura, ao mesmo tempo que fomenta a publicação de livros importantes que, talvez, não tivessem espaço no mercado editorial”, conclui.