Presidente Carlos Muniz participa das celebrações do 2 de Julho em Salvador

Ao lado de colegas vereadores, chefe do Legislativo Municipal destacou a data como uma das mais importantes para a história do país

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), participa neste domingo (2) das comemorações pelo Dois de Julho, no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Iniciada com a tradicional alvorada de fogos, às 6h, a programação seguiu com hasteamento de bandeiras e colocação de flores ao monumento do General Labatut, no Largo da Lapinha, de onde partiu o cortejo cívico levando os carros dos caboclos em direção à Praça Thomé de Souza.

“O Dois de Julho, a meu ver, é uma das mais importantes datas da história do país, pois foi aqui na Bahia que o Brasil foi realmente libertado da opressão colonizadora”, disse Carlos Muniz. Para ele, a data representa o quanto o povo baiano é heroico e lutador.

Na concentração, Carlos Muniz estava ao lado de colegas vereadores e de autoridades, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), e do vice-governador Geraldo Júnior, entre outras.

“Estamos aqui representando a Câmara Municipal da capital da Bahia neste ato cívico singular, bastante eclético e que simboliza a diversidade da cultura baiana. É rara a comemoração de um momento histórico com tanta participação popular como o Dois de Julho”, pontuou Carlos Muniz.

O ato que celebra a consolidação da Independência do Brasil na Bahia reúne a população, entidades culturais, movimentos sociais e autoridades políticas. A programação dos festejos conta com atividades cívicas, pedagógicas e artístico-culturais.

Praça Thomé de Souza

A primeira parte do desfile cívico terá uma pausa na Praça Thomé de Souza, onde os carros do caboclo e da cabocla serão recebidos e recolhidos numa estrutura própria montada em frente à Câmara Municipal de Salvador.

Em seguida, a partir das 14h, o cortejo é retomado em direção ao Campo Grande, onde acontece a segunda parte das celebrações, com previsão de chegada dos carros dos caboclos às 16h30. Lá, haverá o acendimento da pira do fogo simbólico pela multicampeã soteropolitana, a atleta paralímpica Verônica Almeida.

Em seguida, das 17h30 às 21h30, o espaço sediará um encontro de filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas e com participação das bandas da Guarda Municipal de Salvador, Senhor do Bonfim, Canarana, Santo Amaro, Alagoas, Oficina de Frevos e Dobrados, entre outras. 

Os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia contam com intensa programação organizada pela Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia, com concursos, shows e espetáculos para marcar a data.

Fotos: Reginaldo Ipê/CMS