O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Federal, o baiano Félix Mendonça Júnior (PDT), disse neste sábado (20) que a mudança na política da Petrobras para definição dos preços de diesel e gasolina é “positiva” e não traz malefícios para a estatal.
“A Petrobras é uma empresa nacional, que foi vendida parte dela, e eu até discordo disso. Mas é uma empresa que trabalha basicamente no Brasil, e seus custos são no mercado nacional. Então nada mais correto que ela utilize os parâmetros de custo aqui do Brasil. Tanto da exploração do petróleo quanto da venda, e não o custo baseado apenas no barril de petróleo externo ou coisa parecida”, pontuou o deputado.
Ele avaliou que a mudança não traz nenhum malefício para a Petrobras porque a companhia continuará “lucrando o justo, e não exageradamente, quando ela está com um barril de petróleo com um preço muito maior do que ela mesma explora aqui no Brasil”.
“Então ela vai trazer para o justo, e isso para o Brasil vai ser fenomenal, porque toda a economia brasileira gira em torno do transporte rodoviário. Ou seja, nós não temos transporte ferroviário. Se tivéssemos, seria ótimo. Mas não temos e, como não temos, nós precisamos ter o preço de custo do combustível como esse que vai ser agora”, complementou.