Com o fim da festa momesca os partidos políticos retomam as agendas e iniciam suas estratégias para a disputa eleitoral que se avizinha no mês de outubro. Segundo o presidente do Diretório Municipal do PT de Salvador, Ademário Costa, março será um mês decisivo para o Partido dos Trabalhadores. Ele avalia que o período pós carnaval apresenta para os petistas “o desafio de uma agenda de intensa atividade partidária.”
Para o petista: – “o PT terá três tarefas centrais para o mês de março: preparar o seu encontro municipal marcado para 14 de março, data que será escolhida a candidatura que irá representar o partido nas eleições, organizar a jornada de mobilizações em defesa da democracia, contra a escalada autoritária do governo Bolsonaro e preparar as caravanas do programa de governo para as eleições, através das plenárias do Programa de Governo Participativo – PGP – que começam na segunda quinzena de março”.
A legenda seguirá a orientação da direção nacional do PT, que junto com as centrais sindicais, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo está convocando mobilizações entre os dias 08 de março, tradicional atividade do Dia Internacional da Luta das Mulheres, culminando com o dia de lutas em defesa dos serviços públicos e da democracia dia em 18 de março. Ainda estão previstas reuniões com a Associação Baiana de Imprensa – ABI, Organização dos Advogados da Bahia – OAB e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB , para formar uma união em defesa da democracia.
“Estaremos junto com todas essas entidades em defesa da democracia e contra qualquer arroubo autoritário que pretenda recolocar em nosso país uma agenda ditatorial como a proposta pelo presidente Bolsonaro que disparou vídeos sugerindo um combate contra o congresso nacional e o STF. Para nós, democracia se faz com a garantia de educação pública, gratuita e de qualidade, com todas as pessoas podendo comer três vezes ao dia e com respeito à dignidade humana, garantindo os direitos sociais e políticos de todos os grupos da sociedade”, ressaltou Ademário, que garante a participação do PT de Salvador em todas as datas nacionais de mobilização previstas para o período.
Decisão da candidatura
O Encontro Municipal do PT será precedido de três debates preparatórios entre as pré-candidaturas. Juca Ferreira, Fabya Reis, Robinson Almeida e Vilma Reis participam da disputa interna petista. O partido também aguarda pela filiação da Denice Santiago, indicada do governador Rui Costa e do Senador Jaques Wagner que deverá se somar aos outros na disputa da preferência dos 300 delegados ao encontro do partido. Além de definir a pré-candidatura para as eleições municipais em 2020, o encontro estatutário da legenda, também aprovará as resoluções do partido sobre conjuntura, critérios para a escolha da chapa vereadores, diretrizes para a elaboração do programa de governo, estratégia e tática eleitoral da agremiação para as eleições municipais de outubro.