Presidente municipal do PT comenta pesquisa e ataca Bruno Reis: “Isso mostra que ele realmente é muito pesado”

A divulgação de uma pesquisa eleitoral sobre o quadro para as eleições de 2020 em Salvador causou indignação dentro do ninho petista. No levantamento encomendado pela Record Bahia o provável pré-candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno Reis, aparece na ponta da lista com 20% dos votos, seguido pelo por Guilherme Bellintani, com 9%; Sargento Isidório (Avante), com 8%; Pelegrino (PT), com 7%; Olívia Santana (PCdoB), com 6%.

De acordo com o presidente municipal do PT, Ademário Costa, toda pesquisa não passa de um retrato de um momento. Ademário ressalta que há dez meses da eleição uma pesquisa como essa passa o retrato de um momento que está bem distante do tabuleiro eleitoral que realmente será jogado. “O fato de que ali ainda não tenha um nome pelo qual o PT esteja em campanha desorganiza qualquer pesquisa, dificulta a real aferição de sua validade. O impressionante também é que à essa altura do campeonato, depois de tantos anos de campanha explicita e de utilização da máquina da prefeitura para colocar em evidencia uma pré-candidatura, ele ainda marque um percentual tão baixo. Isso mostra que ele realmente é muito pesado”, explicou Costa.

“Além da âncora que é o candidato do prefeito, a pesquisa mostra também a tendência para um segundo turno. No segundo turno, a unidade da base de Rui Costa e da esquerda ela será vitoriosa. As condições para que a oposição ganhe a prefeitura estão aí colocadas”, completou.

Atualmente dentro da sigla alguns nomes são ventilados, dentre os quais o dos deputados Robinson Almeida e Jorge Sola, e da socióloga Vilma Reis, aparecem com mais força. Sobre a definição da pré-candidatura do partido para o Palácio Thomé de Souza, Costa salienta: “A previsão é que até janeiro os petistas saibam que nome vão apoiar e entrem definitivamente em campanha”.