O Programa “Leitura nos Ônibus” foi oficializado como lei em Salvador nesta terça-feira (13), após a sanção do prefeito Bruno Reis. Proposto pelo vereador Claudio Tinoco (União Brasil), o programa tem como objetivo proporcionar o empréstimo de livros aos usuários do sistema de transporte público da cidade durante as viagens, visando garantir o acesso à literatura brasileira para a população soteropolitana.
Através da Lei 9.704/2023, as empresas concessionárias de transporte têm a possibilidade de estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para aquisição dos livros, que estarão disponíveis para os passageiros dentro dos veículos. O intuito do programa, idealizado por Tinoco, é disseminar a cultura da leitura em Salvador.
O vereador Claudio Tinoco destacou a importância do programa ao considerar que os usuários do transporte público, em algumas vezes, chegam a passar horas em integrações. Com o projeto em vigor, esse tempo poderá ser aproveitado para leitura e compartilhamento de livros em pontos específicos nas estações e nos veículos.
Para garantir a melhor aplicação da lei, o vereador se reuniu com entidades públicas e privadas da capital baiana, buscando parcerias e articulações estratégicas. Tinoco destaca a Fundação Gregório de Mattos como um possível parceiro na incorporação do projeto aos programas de leitura e livros em Salvador. Além disso, ele solicitou audiências com a direção das concessionárias dos sistemas de ônibus de Salvador, como a Integra, e com a CCR, empresa responsável pelo metrô, para discutir a participação dessas empresas na operacionalização do programa.
O projeto é uma iniciativa importante para incentivar a leitura e valorizar os grandes clássicos da literatura brasileira. “Com a iniciativa, poderemos valorizar a leitura, principalmente no que se refere à disponibilização à população em geral dos grandes clássicos da literatura brasileira. Através do programa, não só fomentamos o desenvolvimento cultural da população, como disponibilizamos uma forma de entretenimento aos usuários do transporte público durante o trajeto nos ônibus”, explicou o vereador Claudio Tinoco.