Projeto Corpo, Território de Lutas – Pertencimento de Casa: Uma Celebração da Liberdade no Corpo através da Dança

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Teatro SESC Alagoinhas será palco do projeto “Corpo, Território de Lutas – Pertencimento de Casa”, apresentando o espetáculo de dança “Manolo Encubado”, sob a direção e coreografia do artista Brunno de Jesus. O evento promete explorar o conceito de liberdade e autonomia no corpo, destacando a importância do corpo como um lugar de luta, conexão com o mundo e fonte de experiências enriquecedoras.  

O espetáculo será protagonizado por Marcelo Santos, um artista negro e cadeirante nascido em Alagoinhas. Marcelo traz sua perspectiva única para o palco, compartilhando a narrativa de “O corpo como lugar território de luta”. Para ele, o corpo é onde nos relacionamos com o mundo, sentimos e vivemos nossas experiências, aprendemos e estabelecemos relações. Em outras palavras, o corpo somos nós, e o espetáculo busca celebrar essa identidade única.  

O Teatro SESC Alagoinhas abrirá suas portas para apresentações gratuitas, com sessões dedicadas especialmente às escolas públicas, proporcionando acesso inclusivo e democratizado à arte.  Além do espetáculo, o projeto também inclui uma iniciativa chamada “Diálogos de Lutas”, que terá como tema “Artista da Dança e Deficiência e Processos de Criação”. 

Este encontro será realizado no Colégio Estadual Dr. Magalhães Neto, com a proposta de explorar as complexidades e a riqueza da dança como linguagem por artistas que desafiam as convenções e exploram novos territórios, tanto físicos quanto artísticos.  

O projeto “Corpo, Território de Lutas 

O projeto “Corpo, Território de Lutas – Pertencimento de Casa” é uma realização da Oyó Núcleo de Artes, que assina a produção executiva. Essa iniciativa foi contemplada pelo Edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia, com apoio financeiro da Fundação Cultural da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).  

Participe da celebração da diversidade, autonomia e liberdade, onde a dança se torna uma linguagem universal que transcende limitações e constrói pontes entre experiências distintas.

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia

e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de

Cultura (Funceb/SecultBa).

#GovernoDaBahia #BicentenárioDaIndependência #TerraDaLiberdade #2deJulho #DiálogosArtísticos #funcebProgramação

21/11 – Apresentação do espetáculo às 15h – Teatro SESC Alagoinhas

22/11 – Diálogos de lutas “ artista da dança e deficiência e processos de criação”. Local: ESCOLA ESTADUAL DR. MAGALHÃES NETO;

22/11 – Apresentação do espetáculo às 15h – Teatro SESC Alagoinhas

22/11 – Apresentação do espetáculo às 19h – Teatro SESC Alagoinhas – sessão aberta ao público